Top 5 Shows – Com os tamborins já fervendo, o destaque deste começo de folia nacional é o festival indie-carnavalesco pernambucano Rec-Beat. Mas não só!!

Como patrimônio cultural da capital pernambucana, o clássico festival Rec-Beat acompanha os dias de Carnaval levando um pouquinho do que há de mais interessante na CENA para Recife. O Rec-Beat é o nosso Carnaval Indie. Neste ano, ao longo de quatro dias, o festival gratuito receberá artistas de todo Brasil, indo de Yago Oproprio à banda Crizin da Z.O., Duquesa e Os Garotins. Vai rolar ainda a estreia de Maria Esmeralda no Nordeste e um dos últimos shows da turnê de reencontro da Banda Uó. Um festivalzão deste de graça ainda, bom demais. Viva o Rec-Beat.

Se você quer curtir o melhor do Carnaval de São Paulo, a Charanga do França é referência. Em 2025, a Charanga vai fazer seu 10º cortejo e é um dos maiores da cidade. Para quem curte a festança liderada por Thiago França, mas não quer passar perrengue nas ruas, o Baile da Charanga do França é o rolê perfeito. Por essas duas noites, o salão da Casa de Francisca será tomado pelo espírito azul e branco do bloco na versão festa. E ainda tem um EP de inéditas, “Bololô”, que sai nesta terça 25, timing perfeito para o Carnaval. 

Tradicionalmente o Carnaval no Rio de Janeiro tem muitos blocos que começam bem cedinho. Sim, é real o meme das 7h da manhã em Santa Teresa. Porém, neste calor carioca de 50 graus, você vai precisar equilibrar os rolês nas ruas com bons afters. Um dos melhores afters rola no Circo Voador, o CarnaMango. Produzido pelo Mango Lab, neste ano vão rolar shows da Nação Zumbi, Jorge Aragão e Criolo convida Leci Brandão. Sem falar nos DJ sets com Deekapz, Larinhx, Xepa e muito mais. Um chuveirão pós-bloco lá no Circo mesmo e você já vai estar no rolê.

Caso você prefira um show mais tranquilo para curtir o feriado de boas, algo bem desacelerado, Lô Borges apresenta seu mais recente álbum, “Tobogã”, no Sesc 14 Bis neste domingo. Lançado no ano passado, este é seu sexto disco de inéditas e reforça a posição histórica de Lô Borges como um dos artistas fundamentais da música brasileira com seu rock MPB psicodélico mineiríssimo.

Na contramão do Lô Borges, numa opção off-Carnaval mais, digamos, pesada, os caras do também mineiro Black Pantera vão apresentar “Perpétuo”, seu quarto álbum, em duas noites no Sesc Ipiranga. O power trio de Uberaba lançou seu mais recente disco no ano passado e vem numa onda boa de ressurgência de um rock nacional mais heavy. Nos últimos dez anos, o Black Pantera vem construindo esse espaço na CENA e este álbum marca uma nova fase para a banda.

***
E MAIS

Olha, esta semana não está tão intensa quanto a anterior, por motivos óbvios, mas ainda assim temos muitas opções. Começando com Silvia Machete no Sarau Bar, no chiquérrimo Pulso Hotel, neste terça 25. Na quarta 26 tem programação dupla de Carnaval na Casa de Francisca com o espetáculo As Esfuziantes Marchinhas de São Luiz do Paraitinga com Suzana Salles, Paulo Padilha e Família Frade no salão da Casa de Francisca, enquanto no Porão tem Samb‘Ayô na Avenida. A agenda começa a pegar mesmo na quinta 27 com o Bloco Ilu Inã no Itaú Cultural, enquanto no FFFront vão tocar as bandas Saravá e Devolta ao Léu. No mesmo dia, vai rolar também o Bloco Kaya na Gandaia no Mundo Pensante. No Rio, ainda na quinta 27, o Escritório Transfusão recebe Umbriel com seu disco “Queda Livre”. E tem Baile do Clube do Samba de Diogo Nogueira, no Vivo Rio. Na sexta 28, último dia do mês e primeiro das celebrações oficiais da folia, tem Banda Glória e a História do Carnaval no Brasil no Porão da Casa de Francisca, Frevo Bixiga Orquestra no Itaú Cultural, o Picles entra no clima com Carna Indie e Rá-Tim-Bloco, tem Baile do Bixiga no Mundo Pensante e até o Porta vai ter o Baile Mambembe. Numa pausa da programação de Carnaval, a banda de beatdown hardcore Lionheart, se apresenta no Citylights. No Rio, o Circo Voador recebe o coletivo de música eletrônica Escola de Mistério na sexta 28. Para sábado 1, começamos com trio de shows das bandas Serena, O Cinza e Coralinne no Bar Alto. Tem também Bixiga 70 no Citylights. E daqui para a frente, no sábado 1,  só Carnaval. Começando pelo bloco Agora Vai no Porão da Casa de Francisca, bloco Baile Du Zé no Itaú Cultural, a banda Despirocadas apresenta marchinhas no Sesc Santo Amaro e, em Brasília, tem  Baile Latino com Sabor de Cuba, Lambada da Serpente e Ondas Tropicais no Infinu. Para os shows que acontecem tanto no sábado 1 quanto no domingo 2, temos Grande Baile de Gala convida Mônica Salmaso no salão da Casa de Francisca, dupla de shows esgotados de Leoni no Sesc Belenzinho, Jonathan Ferr apresenta “Liberdade” no Sesc Santana , Douglas Germano leva o espetáculo “Batuqueiros e Sua Gente” para o Sesc Pompeia e Samuca e sua Banda fazem o Baile da Samucagem no Sesc Pinheiros. Falando em domingo 2, tem Fanfarra Manada no Porão da Casa de Francisca, Baile do Seu Lalá no Mundo Pensante e, para uma mudança de mood, o Blue Note receberá o jazz-man Weedie Braimah e sua banda The Hands of Time. Em BH, ainda no domingo 2, tem Irmãs de Pau na Autêntica, em Brasília, vai rolar o Baile do Galinha com Galinha Preta, Os Maltrapilhos, Ard e Suícidio Coletivo no Infinu, enquanto no Rio tem o primeiro dia de Auê Festival com Silva e Sinfônica Ambulante. Para fechar tudo, temos mais dois festivais de Carnaval: o Carnaval na Cidade, em São Paulo, que receberá Ludmilla, Anitta e muitos artistas pop, e o tradicional Carvalheira na Ladeira, em Olinda, com Fatboy Slim, Matuê e muito mais!

***
FIQUE DE OLHO

Se o ano só começa depois do Carnaval, o Lollapalooza Brasil abre a temporada de grandes festivais de 2025. Serão os clássicos três dias de festival no Autódromo de Interlagos com Olivia Rodrigo, Rufus do Sol, Shawn Mendes, Alanis Morissette, Justin Timberlake e Tool como headliners, mas a gente sabe que alguns destaques ficam perdidos nas entrelinhas do cartaz. Entre eles temos The Marias, Inhaler, Caribou e, é claro, Fontaines D.C. Entre os nacionais fica a dica pra não perder os shows do Terno Rei, Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo e a pernambucana Sofia Freire. O Lolla-BR acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de março e vocë pode conferir o line-up completo aqui.

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, Cris Onofre, da banda Crizin da Z.O.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
Terreno Estranho – horizontal fixo Mark Lanegan