Top 5 Shows – Catto mostra seus caminhos selvagens ao vivo. Letrux traz a Nouvella a SP e Rio. E a Carne Doce, 10, faz residência em SP

Showzinho cheio de gente perto para aplacar a friaca. É do que gostamos. Semana variadíssima e com boas atrações. Sem nenhuma delas ser gringa.

Começamos esta semana muito bem com Catto, que fará a estreia de seu quinto álbum de estúdio, “Caminhos Selvagens”, no Sesc Pompeia. A cantora gaúcha, que volta a seu repertório próprio depois de um tempo encarnando a Gal, se apresenta no clássico teatro de Lina Bo Bardi acompanhada por Michelle Abu, Fábio Pinczowski, Jojô Inácio, Gabriel Mayall e Klüber para mostrar seu primeiro disco de músicas suas em sete anos. Com oito faixas, o álbum tem produção assinada por Catto ao lado de Fabio Pinczowski e Jojô Inácio, parceiros de longa data, e o resultado éum disco de rock dramático e inovador, que destaca sua força como cantora, compositora e produtora.

Vai rolar dobradinha de Letrux com a banda Nouvella nesta semana, de modos diferentes. Começa hoje, quarta 2, no Cineclube Cortina, em São Paulo, quando o grupo catarinense convida a artista carioca para comemorar o lançamento dos vídeos de “Vira Essa Boca pra Cá” e “Dropar Teu Nome”, faixas em parceria entre os artistas. E, na sexta 4, a banda abre o show “Alternativa” de Letrux no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Para comemorar uma década de história, a sempre boa banda goiana Carne Doce fará um show especial em três datas no Sesc Santana, em São Paulo. O repertório do show inclui faixas dos cinco álbuns lançados entre 2014 e 2024, que se alternam com versões de artistas nacionais e internacionais que influenciaram o grupo e marcaram a estética do indie no período, como Metronomy e Trupe Chá de Boldo.

Vai rolar mais uma dobradinha de shows do rapper Yago Oproprio no Sesc, desta vez no Pompeia. Nessas apresentações, o rapper paulistano apresentará o seu elogiado álbum de estreia “Oproprio”, em que usa seu estilo inovador de rap para destilar comentários e reflexões sobre as suas vivências. Nascido na Zona Leste de São Paulo, MPB tem ainda muitas influências latinas, devido a sua vivência na Venezuela, na adolescência. Esse mix de estilo e até pensamento ele consegue expressar de modo singular em suas músicas. O show do Yago Oproprio bombou no palco alternativo do último Popload Festival.

Para fechar o Top 5 Shows desta semana, o trompetista Antonio Neves se apresenta em formato de quarteto pela primeira vez em São Paulo. Acompanhado por Thiaguinho Silva na bateria, Glauber Seixas na guitarra e violão e Pedro Dantas no baixo, o artista carioca tocará repertório de seu mais recente álbum, “De Las Nieves”, lançado em maio deste ano. Uma grande apresentação na pequena sala do Porta. Recomendamos fortemente.

***
E MAIS

Entramos na segunda metade de 2025 e a programação de shows segue firme e forte. Começamos esta semana no Rio, na quarta 2, quando Andre Abujamra e Mintcho Garrammone farão um show secreto na Audio Rebel. Seguindo para quinta 3, Déborah Leclercq e Pedro Bienemann dividem a noite no Bar Alto, Kiko Dinucci apresenta o show “Cortes Curtos Solo” no Porão da Casa de Francisca, vai rolar show de Arrigo Barnabé e Especial Mutantes no Picles, e, de novo o Rio, Rubel faz a primeira de três datas esgotadas no Teatro PRIO. A programação começa a crescer mesmo na sexta 4, partindo do clássico trio de shows n’A Porta Maldita que recebe as bandas Jovita, Kabeça Cheia e Sonial, ao tempo que no Cine Joia vai rolar apresentações de Mato Seco e Marley Experience. Seguindo na sexta 4: a Casa Odete apresenta Lara Castagnolli e Tomás Fares no espetáculo “Entre El Río y La Cordillera: Nestras Canciones”, tem dobradinha de shows de Brubs e Os Brabos e Kim & Dramma no Picles, o indie Ottopapi toca no Fenda e em BH Los Sebozos Postizos fazem performance do disco “Tábua de Esmeralda” de Jorge Ben Jor na Autêntica. Tem também os shows que rolam tanto na sexta 4 quanto no sábado 5. Nessas, o baiano Hyldon apresenta “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda” no Sesc Bom Retiro, Beto Guedes faz duas datas esgotadas no Sesc Belenzinho e Alice Caymmi faz o mesmo com o show “Para Minha Tia Nana” no Clube Manouche, no Rio. Ainda no sábado 5, os rappers Lennon, Jottapê e 2ZDinizz se apresentam na Audio, rolam apresentações das bandas Dois Barcos e Illinoise no Bar Alto, o rapper Rico Dalasam se apresenta na Casa Natura Musical e depois corre para o Cine Joia onde participará do grande show da banda Tuyo junto com o mineiro FBC. No sábado 5 ainda tem o superevento “O Novo É Bom”, com apresentações das bandas Losermind, Elefante Manga, Jupta, Glitter Paranoia e Sound Bullet no Hangar 110. Aiiiiinda no lotado sábado 5, no Rio, Jards Macalé e Sergio Krakowski apresentam “Mascarada” no Blue Note Rio, o Escritório Transfusão recebe Grisa e Yuri Costa para o lançamento de seus respectivos álbuns e no Circo Voador acontece o Arraiá do Circo com Geraldo Azevedo, com participação de Lucy Alves e Luis Carlinhos. Em BH, Curumin e Samuca e a Selva dividem a Noite na Autêntica, em Uberaba o Odair José se apresenta no Teatro Sesi Minas, em Brasília, os Selvagens à Procura da Lei tocam no Infinu e o artista paulista Jota.pê leva seu álbum “Se o Meu Peito Fosse o Mundo” para o Bar Opinião, em Porto Alegre. Para finalizar o sabadão, tem a primeira de duas apresentações do carioca Zé Ibarra no Sesc Pompeia, mostrando ao vivo o “Processo Aberto em Música”, uma “novidade” do Sesc, em que os artistas fazem ensaios abertos para trocar papos com o público sobre seus trabalhos recentes ou não. Fechando a semana, no domingo 6 a cantora Tulipa Ruiz vem com “Tulipa Noire” na Casa de Francisca e a cantora Anná faz show de lançamento do EP “Deusa Diaba da Terra do Sol –  Ato I” no Sesc Bom Retiro. Ufa!

***
FIQUE DE OLHO

Por aqui estamos exatamente bem de olho neste fenômeno que está acontecendo do retorno do emo, desde bandas interioranas novíssimas de midwest emo, como Chococorn and the Sugarcane, à grandes festivais, como o I Wanna Be Tour. E agora, nessa mesma onda, talvez por causa dela, é a hora dos “clássicos” do emo virem ao Brasil. Primeiro tivemos o muito aguardado anúncio do retorno da banda My Chemical Romance depois de quase 20 anos e, depois de os ingressos esgotarem em questão de horas, a 30e já anunciou a segunda data. Nesta mesma época, o selo-produtora paulistano Balaclava anunciou o show inédito da banda Cap n’Jazz, um ícone da cena underground dos anos 1990, que já está quase esgotado. É oficial: o emo já não é mais uma história “antiga”. 


***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a cantora gaúcha Catto.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
Terreno Estranho – horizontal fixo Mark Lanegan