Top 5 Shows – Rec-Beat, Psicodália, Frango e Nina… Não é só de bloquinho e avenida que vive nosso Carnavraum

A programação “carnavalesca” parece curta dentro dos agitos de blocos e da folia toda. Mas, se você olhar direitinho, está bem boa. Bom Carnaval, ainda que na paralela!

O clássico festival Rec-Beat acerta novamente com ótimo line-up, unindo um mix de artistas “bem Popload” e em ascensão na CENA dentro do agitaaaaado Carnaval recifense. Entre os nomes confirmados estão o rapper soteropolitano Vandal, o cearense Mateus Fazeno Rock e a carioca Ana Frango Elétrico. Com uma programação 100% gratuita de quatro dias, o Rec-Beat acontecerá no Cais da Alfândega em Recife. 

As cachoeiras paradisíacas da serra de Santa Catarina já estão à espera do público para o retorno do Psicodália nesta sexta 9. Com apresentações de Manu Chao, Chico Cesar, Mateus Aleluia, Juçara Marçal, Ava Rocha e mais 20 artistas, além de oficinas, teatro e filmes, o Psicodália ocupará a cidade de Rio Rufino com muita energia maravilhosa para seu “Carnaval diferente”. 

Pelo terceiro ano seguido, a Mangolab assume o palco do Circo Voador durante o Carnaval, com as festas começando neste domingo 11. Serão três noites totalizando 30 horas de som, é o prometido. Para o line-up da primeira noite, Dona Odete é a headliner e está muito bem acompanhada por Igrejinha, Brasilia Amarela e um set de DJs de peso. Será uma festança. Ainda mais no Circo. Semana que vem a gente fala do restante da programação.

Na contramão do Carnaval e antes de ir para Recife, a carioca Ana Frango Elétrico trará o show de seu mais recente disco, “Me Chama De Gato Que Sou Sua”, novamente para São Paulo. Ana Frango apresentará seu ótimo ao vivo, cheio de grooves, acompanhada por sua excelente banda e em duas noites no Sesc Ipiranga. Para quem vai ficar por São Paulo neste Carnaval, vale muito a pena conferir um desses shows. Ou os dois, vai que…!

Para recomeçar os trabalhos no Centro da Terra, Nina Maia retorna a casa paulistana nesta noite para apresentar as músicas de seu primeiro disco solo, previsto para ser lançado neste ano. O repertório do show inédito caminha entre momentos intimistas de piano-e-voz e outros mais explosivos. A jovem Nina subirá ao palco acompanhada por Valentim Frateschi no baixo, Thalin na bateria e percussão, Francisca Barreto na voz e cello e Yann Dardenne no violão. Um time bom não só a apresentação de seu trabalho, mas uma união de forças com outros sugestivos nomes emergentes da CENA.

***
E MAIS

Uma das revelações do jazz nacional, Joabe Reis toca no CCSP nesta terça 6. Na paralela, ali na Casa de Francisca, Zeca Baleiro faz a primeira apresentação de duas noites no lugar.  Sem mencionar já mencionando que nesta noite ainda o grande francês-espanhol Manu Chao fecha sua participação tripla no Cine Joia com show esgotado. Na quarta 7, Juliana Perdigão leva seu show “Muita Onda” para o Sesc Pinheiros. Dando sequência, voltamos à Casa de Francisca na quinta 8, onde o trio Metá Metá se apresenta. Ainda na quinta 8, vai rolar o bloco Me Lembra Que Eu Vou na Casa Natura Musical e a Negra Li faz a primeira de duas noites no Sesc 14 Bis, com participação especial de Fabio Brazza. Para a sexta 9, a A Espetacular Charanga do França toca na Casa de Francisca, o Trio Mocotó tem performance no Sesc Jundiaí e a Luísa e os Alquimistas mostra o show do “Elixir 2.0” no Sesc Belenzinho. No sábado 10, Rodrigo Alarcon leva seu Bloco do Desamor para o Infinu em Brasília, enquanto Maurício Pereira faz sua tradicional matinê de Carnaval, o “Turbilhão de Ritmos”, na Casa de Francisca no sábado 10 e domingo 11, mesmos dias que Odair José se apresenta no Sesc Belenzinho.

***
FIQUE DE OLHO

Na última semana, os mineiros da Lupe de Lupe, Jonathan Tadeu e Vitor Brauer, anunciaram que ressuscitaram Felipe Pacheco Ventura e Gabriel Vaz, da extinta banda Baleia, para apresentações inéditas com repertório das duas bandas. A turnê “Sem Sair Na Rolling Stone” da banda Baleia de Lupe percorrerá o Brasil com mais de20 datas já confirmadas. Começa no Rio, no finalzinho de março, e ganha o país. Esta é aquela união de bandas meio Frankenstein que a CENA precisava em 2024.

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o rapper baiano Vandal, atração do Rec-Beat pernambucano.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
Untitled