Top 10 Gringo – Juntamos a novinha Mui Zyu, o vet Paul Weller e o improvável… Bring Me the Horizon. E deu o melhor da semana, veja só

Uma semana de diversos moods: o “mould” torto da Mui Zyu, a bizarrice porradeira do Bring Me the Horizon, o classic do mestre Paul Weller e um clássico renovado na mão do Hives.

As canções da britânica Mui Zyu são curiosas: apresentam os elementos de uma música pop qualquer, estabelecem esse padrão nos primeiros minutos e depois ela vai inserindo todo tipo de maluquice e alternância – não chega a ser um susto, mas tem horas que você vai pular da cadeira. Estamos ouvindo algo que caberia no rádio ou seria totalmente estranho? Ambos!

O Bring Me the Horizon, a maior banda de rock de Sheffield _ calma, fã de Arctic Monkeys, bom humor nesta hora _, lançou o esperado “Post Human: Nex Gen”, que não se tornou um “Chinese Democracy” mas teve seu primeiro single lançado em 2022! Sequência temática do disco anterior, “Post Human: Survival Horror”, o novo trabalho mantém a capacidade do grupo de juntar sua fase mais metalcore do ínicio com seus dias mais pop – que chocaram muitos fãs. Esses dois universos agora são um só. 

Paul Weller, lenda do rock inglês, fundador do The Jam, completou 66 anos no último sábado, 25 de maio. Na sexta anterior, tinha lançado “66”, seu 17º álbum solo de estúdio. Um disco feito em casa, praticamente, entre 2021 e 2024. Para quebrar essa solidão alguns poucos amigos colaram por lá. Os amigos: Noel Gallagher, Bobby Gillespie, Richard Hawley… “Ship of Fools” dá o tom dessa tranquilidade. Suave, simples, nostálgica e doce. Parece fácil, mas só com 66 anos para soar assim. Os jovens que lutem.

Bem no dia em que foi anunciado o show do DIIV no Brasil em setembro através da Balaclava, o grupo norte-americano soltou seu quarto trabalho de estúdio, “Frog in Boiling Water”. Um álbum que em seus primeiros sons explica por que a turma da Balaclava está trazendo a banda: um shoegaze em superslow-motion com pequenas explosões.

Nick Cave fez uma música baseada na história dos irmãos Caim & Abel e ficou tão contente com o resultado que diz que a música colocou um sorriso em seu rosto. Daqui a gente lembrou que essa histórica bíblica já apareceu no mundo pop quando Liam escreveu “Guess God Thinks I´m Abel”, um rara composição sua dentro do Oasis. Na época, Caim, quer dizer, Noel, fez troça da música insinuando que Liam não sabia bem do que estava falando. Nick Cave é o oposto – dá a entender em cada palavra cantada que sabe exatamente o que quer dizer e onde que chegar. “Wild God”, álbum previsto para agosto, será grandioso.

Os fãs de Portishead sorriem. Semana passada, Beth Gibbons. Esta semana,  Geoff Barrow recupera seu trio Beak> para um álbum de curioso nome, “>>>>” – por conta de ser o quarto trabalho da banda. Conselho dos próprios caras, obra para ser ouvida de ponta a ponta em vez de uma faixa só. Começa pelos oito minutos de “Strawberry Line” e vai que vai.   

“Hooked on a Feeling” é uma música escrita por um texano em 1968, que teve seu momento e que virou um hit em uma versão dos suecos do Blue Swede em 1974 – você já ouviu ela por aí em filmes, se não tiver reconhecido pelo nome. O Hives, suecos que em breve veremos por aqui, resolveram dar sua carinha para o ooga chaka. Essa no show vai funcionar. Peça!  

Lembra o onipresente Snow Patrol? Os escoceses sempre foram legais, por mais que “Open Your Eyes” tenham cansado nossos ouvidos. Meio sumidinhos alguns anos e com alguns membros antigos fora da banda, eles voltam com o primeiro disco desde 2018. “The Beginning” é bacana. E sabe o que vale ouvir deles? O álbum “Reworked”, regravação muito interessante de vários hits, inclusive “Open Your Eyes”.

“She’s Gone, Dance On” é o hit secreto de 2024. Presente em sets de DJs pelo mundo, caiu no gosto até da Taylor Swift. Mas seus donos, o duo Disclosure, ainda não tinha lançado ela oficialmente – agora podemos incluir esse hit delicioso em todas as playlists. Quando esses caras acertam, sai de baixo. Que maravilha de música.

Em um intervalo entre o hardcore e o metal, as minas do Firewalker, grupo de Boston, fazem aquela música ideal para derrubar uma parede em casa – com marteladas ou no braço mesmo, você vai encontrar força para isso. Ou é só deixar uma caixa de som em alto volume perto da parede. Dá conta de derrubar tudo. “Hell Bent”, segundo álbum delas, está previsto para o mês que vem.


***
* Na vinheta do Top 10, a cantora sino-britânica Mui Zyu, em foto de Celia Tang.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Vinícius Felix.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]