Top 10 Gringo – A volta do genial André 3000. Flauta em primeiro lugar! The Smile, do Thom, e Bleachers, do Jack, completam o pódio da semana

Top 10 Gringo – A volta do genial André 3000. Flauta em primeiro lugar! The Smile, do Thom, e Bleachers, do Jack, completam o pódio da semana Foto: divulgação

André 3000 quebra o silêncio. Estreia solo sem emitir uma palavra. Que tal? Enquanto isso, parte do Radiohead volta a sorrir. E o produtor mais queridinho do momento argumenta que também tem algo a dizer. Vamos. 

A gente não quer nem argumentar, desculpa. Um álbum instrumental de flauta quebrando o silêncio de anos do rapper e produtor americano Andre 3000, metade do fenomenal Outkast e que finalmente lança seu primeiro trabalho solo sem rimar uma linha. Precisa de mais? A gente ainda nem sabe se gostou – de cara, é um bom álbum, viu? E é isso. 

Se ainda não gravou essa info, fica ligado: The Smile é a banda que reúne parte do Radiohead (Thom Yorke e Jonny Greenwood) e o genial baterista Tom Skinner, amigo deles. Tinha só cara de projeto passageiro quando o primeiro álbum saiu em 2022, mas vem mais por aí – “Wall of Eyes”, segundo disco deles, está programado para o ano que vem, dando indícios que a pausa do Radiohead vai ser mais longa do que gostaríamos. A faixa-título “Wall of Eyes”, com seu violão candenciado quase bossa nova acompanhado de cordas, vai agradar muito os fãs da fase mais recente da banda de Thom. Lembrou muito coisas do inesquecível “In Rainbows”.

O produtor mais requisitado do pop hoje é Jack Antonoff – pense aí que ele colabora com Taylor Swift, Lorde, Lana Del Rey… Na hora de tocar seu projeto pessoal, o Bleachers, também seria bom contar com alguma ajuda, não? Aí que a Lana Del Rey entra para colaborar em “Alma Matter”, música que estará presente no novo álbum do Bleachers. Sai quando? Só ano que vem. 

É inacreditável estarmos aqui, já pensou nisso alguma vez? Esse é o papo que o lendário J Mascis, capo do Dinosaur Jr., levanta neste single que também adianta um álbum previsto para o começo do ano que vem. “What We Do Now” deve sair em fevereiro pela ainda classuda gravadora Sub Pop, de Seattle.  

Essa poderia estar na Cena, hein? O cada vez mais brasileiro Evan Dando tirou a poeira por cima do nome Lemonheads e soltou um single produzido no Brasil ao lado do produtor brazuca Apollo 9. “Fear of Living” foi toda gravada em São Paulo. A track é uma bonita parceria de Evan com o amigo Dan Lardner, que morreu recentemente. É como canta o refrão: “A vida é curta e implacável/ Eu só temo a vida”.

Hoje em dia, existem gravadoras e gravadoras. Quando alguém assina com a Third Man, do velho conhecido Jack White, merece nossa atenção imediata. Por isso estamos ansiosos na espera pelo novo álbum do quarteto punk Sheer Mag, liderado pela Tina Halladay. O novo single, “Playing Favorites”, honra algo bem na linha Jack White de ver a vida. Ou seja, doses de passado de olho no futuro. 

Lembram o Beirut? Ele não sumiu apesar de dar essa impressão. Vem lançando discos interessantes e mantém sua marcante voz, meio operística, intacta – após enfrentar problemas com ela. “Hadsel”, seu sexto trabalho, presta uma homenagem à localidade norueguesa que lhe acolheu entre problemas pessoais e profissionais sérios. Um disco sobre cura. 

Esperta banda de Dubllin, o Sprints prepara álbum produzido pelo Daniel Fox, da amalucada Gilla Band. Obviamente, o som do Sprints não é menos barulhento, ainda que o começo do single “Shadow of a Doubt” coloque isso em dúvida. Ouça reparando como as duas guitarras da banda conversam entre si enquanto a vocalista Karla Chubb arrebenta com a voz. 

Um bom jeito de voltar a ouvir a boa parceria do National com a boygenius Phoebe Bridgers é se ligar na animação lançada para ilustrar a tristinha “Laugh Track”, a faixa que se questiona se não seria melhor jogar um som de risadas ao fundo da cena para ver se melhoram as coisas. Quem nunca pensou nisso diante de alguma situação absurda, né? 

Para não dizerem que não falamos sobre jazz. Espertíssima essa pianista japonesa Hiromi, uma recente descoberta nossa. Seu visual colorido é de artista pop, mas o som é jazz de clubinho enfumaçado com meia luz e tudo. Coisa fina.


***
* Na vinheta do Top 10 Gringo, o rapper americano André 3000.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Vinícius Felix.



MDE 1 – horizontal miolo página
Untitled