Foto: divulgação
Charli XCX anunciou um novo álbum. O sucessor de “Brat” e seus desdobramentos se chama “Wuthering Heights” e tem lançamento marcado para 13 de fevereiro. Junto com o anúncio, a artista revelou a faixa “Chains of Love”, que já dá uma amostra do clima do projeto.
Como o título entrega, “Wuthering Heights” nasce da colaboração de Charli com a diretora Emerald Fennell na nova adaptação cinematográfica do clássico de Emily Brontë. Ao ler o roteiro, Charli conta que perguntou o que Emerald esperava dela e, em vez de apenas uma música, decidiu propor um álbum inteiro, mergulhando em um universo que ela descreve como “cru, selvagem, sexual, gótico, profundamente britânico, torturado e cheio de frases completas, pontuação e gramática impecável”. Para ela, esse mundo sem cigarro, sem óculos escuros e distante da sua rotina real virou uma espécie de obsessão criativa.
O disco foi construído principalmente em parceria com o produtor e compositor britânico Finn Keane, anteriormente conhecido como Easyfun. Desde o início do processo, os dois tomaram como referência o documentário de Todd Haynes sobre o The Velvet Underground, em especial uma fala de John Cale sobre a “regra” sonora da banda: tudo precisava ser ao mesmo tempo elegante e brutal.
Charli e Finn adotaram esse conceito como norte para compor as faixas de “Wuthering Heights” ao longo do ano, muitas vezes em estúdios alugados durante a turnê. O álbum terá 12 faixas e se abre com “House”, a colaboração recente de Charli com o próprio John Cale. “Wuthering Heights” chega na sequência de “Brat”, da edição expandida “Brat and It’s the Same but There’s Three More Songs So It’s Not” e do álbum de remixes “Brat and It’s Completely Different but Also Still Brat”, consolidando mais um capítulo da fase mais inventiva e conceitual da carreira da artista.
“Chains of Love”, o novo single, pode ser ouvido abaixo.