>>
Música e futebol estão enraizados na cultura pop do povo inglês. Não por acaso, algumas bandas britânicas possuem legiões fervorosas de fãs que fazem de shows uma espécie de partida de futebol. É o caso do Stone Roses.
Banda de grande sucesso na virada dos anos 80 para os 90, espécie de capítulo anterior ao Britpop do Oasis, Blur e Pulp, o Stone Roses é destes grupos que têm uma trajetória musical toda torta. A banda surgiu em Manchester, se tornou big especialmente na Inglaterra, mas nunca conseguiu alcançar fama e sucesso parecidos fora do Reino Unido. Lançou dois discos e acabou em meados dos anos 90. Voltou quase duas décadas depois maior do que era e conseguiu angariar novos fãs, mesmo lançando músicas novas só neste ano, mais de 20 anos depois do último disco. Enfim.
Ontem, a banda de Manchester começou uma espécie de residência em sua cidade natal. Até domingo serão quatro shows no estádio do Manchester City, todos com 60 mil pessoas em média, com ingressos esgotados no início do ano, mesmo que seja o setlist de sempre, com uma alteração aqui e ali em relação aos shows de reunião que acontecem desde 2012.
Na noite passada, o Stone Roses botou em seu show “novo” a recém lançada (e mais ou menos) “All For One”. “Beautiful Thing”, a outra canção que eles gravaram dia desses e que é melhor, ficou de fora. Mas o público inglês pouco ligou. Até o superstar David Beckham ficou todo empolgado com o show. Ele tirou fotos, fez vídeos e tietou os caras no camarim. Tudo ao lado do seu filho Brooklyn. O eterno ídolo do Manchester United ainda recebeu uma homenagem do vocalista Ian Brown, que dedicou a canção “This Is The One” ao ex-capitão da seleção inglesa, que ficou meio embasbacado com a atitude do frontman do Stone Roses. O mais legal é que o filho do Beckham, lógico, registrou a reação do pai. Haha.
Abaixo o setlist, o fervor dos fãs na clássica abertura com “I Wanna Be Adored” (com uma jaqueta do Brasil no meio), a versão ao vivo da nova “All For One” e o Beckham sendo gente como a gente. A Inglaterra é linda.
>>