>>
Um pouco mais de Bowie & seus amigos, sim? Falamos há pouco como ele “resgatou” Iggy Pop da lama e ajudou o amigo a fazer um dos discos mais importantes do rock. Além de Iggy, Bowie chegou a fazer parcerias com vários artistas, sendo Mick Jagger, Queen e Lou Reed apenas alguns exemplos, er, básicos.
Destacamos esta última mais pela história deliciosa que levou ao (quase) encontro de Bowie e Reed que pela parceria musical em si.
A anedota, digamos, foi contada pelo próprio Bowie em uma entrevista a Neil Strauss, no livro Everyone Loves You When You’re Dead – Journeys into Fame and Madness, que contém mais de 200 entrevistas realizadas pelo jornalista e escritor. Nele, Strauss destaca os melhores trechos de centenas de conversas com artistas da música, incluindo aí as circunstâncias e o contexto em quais elas aconteceram.
Abaixo, Bowie descreve seu primeiro grande encontro com seu então ídolo Lou Reed. Ou quase:
>> O detalhe é que em uma nota de rodapé no livro, Neil Strauss ressalta que nem John Cale o Bowie deve ter encontrado, já que ele também havia deixado a banda na ocasião. De qualquer maneira, tivemos um final feliz. No ano seguinte, Bowie iria produzir “Transformer”, segundo disco solo de Lou Reed.
>> Lou Reed faleceu em outubro de 2013. Na época, Bowie publicou a foto que ilustra este post na home com a mensagem “Ele era um mestre”. Mais fotos da dupla abaixo.