Popnotas – Mais Pet Shop Boys no Rio. Elton John & Billie Eilish. Vanessa Krongold e o desejo feminino. Os remixes imediatos do Perfume Genius. E os discos solos do BNegão

Popnotas – Mais Pet Shop Boys no Rio. Elton John & Billie Eilish. Vanessa Krongold e o desejo feminino. Os remixes imediatos do Perfume Genius. E os discos solos do BNegão Foto: divulgação

>>

A gente falou disso aqui, já. O famosão duo britânico de pop dance Pet Show Boys vai lançar em abril, dia 30, o CD duplo e DVD “Discovery: Live in Rio 1994”, de material colhido em apresentação Metropolitan, no Rio de Janeiro, nos anos 90, que só havia saído em VHS. Lembra VHS? Neil Tennant e Chris Lowe recentemente divulgaram um vídeo para a música “One in a Million”, deste show da primeira visita deles ao Brasil. Hoje lançaram outra no Youtube deles, a maravilhosa “Left to My Own Devices”, que trouxe trechos ainda do hino eurodance “Rhythm of the Night”, da banda italiana Corona, uma das músicas mais tocadas daqueles tempos felizes de pista.

***

– Tem um maravilhoso programa de rádio na plataforma paga Apple Music que é comandado por ninguém menos que Sir Elton John. Chama-se “Rocket Hour”, é semanal e mostra como o veterano músico britânico é um excelente contador de histórias (até porque ele tem muitas) e antenadíssimo com o que acontece na música atual. O episódio desta semana, que vai ao ar amanhã por volta das 13h no horário brasileiro, traz como convidada a ótima cantora e guitarrista californiana Phoebe Bridgers. Numa hora lá, o papo caiu na Billie Eilish, por conta do mesmo número de Grammys que as duas estão concorrendo, quatro cada. E aí, ao falar de Eilish, Bridgers confessou ser obcecada pela artista mais nova e disse que a acha uma gênia. Elton John embarcou na dela e disse que assistiu o documentário da Billie Eilish. “The World’s a Little Blurry”, e achou “fantástico”, “apenas sensacional”. Depois que o programa for ao ar a gente vai tentar trazer esses trechos da entrevista aqui, em áudio.

***

CENA: Em novembro de 2020, faz um tempão mas só faz quatro meses, Vanessa Krongold lançou seu primeiro disco solo depois de quase 20 anos cantando à frente de conhecidas bandas indies paulistanas como Maybees e Ludov. Hoje Vanessa lança o segundo single deste especialíssimo álbum próprio, a faixa “Dois e Dois”, que vem acompanhado por um vídeo sobre empoderamento do desejo feminino. E que traz cenas de shibari em um olhar contemporâneo para a arte milenar japonesa sobre dominação e submissão, transformando em erótico um gesto artístico que já teve conotações militares. As personagens do filme são interpretadas por autênticas participantes da cena BDSM de São Paulo: as performers Sansa Rope e Citera Kate interpretam duas mulheres que nos apresentam a narrativa, utilizando as amarrações como código de comunicação dessa relação que vivem. BDSM é a sigla para “Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo”, relações sexuais baseadas no prazer da dor.

***

– “Set My Heart on Fire Immediately”, elogiado álbum do ano passado do Perfume Genius (foto na home), ganhou nesta sexta-feira uma versão remix com o nome de “IMMEDIATELY Remixes”. A versão retrabalhada do álbum conta nomes como Boy Harsher, Jenny Hval, A. G. Cook, Actress, Danny L Harle, Jaakko Eino Kaleivi, Jim-E Stack, Planningtorock, Initial Talk, Nídia, Westerman, Actress, Koreless and Katie Dey, que levam as músicas do canadense Michael Alden Hadreas à acid-rave, ao synth-funk e ao breakbeat. Vale a experiência de escutar um disco que não tinha tanta cara de pista ganhar novas abordagens.

***

CENA: Vem por aí o primeiro disco solo, solo mesmo, do BNegão. Aliás, discos solos. O primeiro deles, que chega no final do primeiro semestre, será um álbum que revista músicas suas e de outras bandas, como Moleque de Rua, Guará e Ratos de Porão. No final do ano, vem um de inéditas. Marcando o inicio desta nova fase do rapper, sem o apoio dos Seletores de Frequência, ele lançou hoje o single “Salve 2 (Ribuliço Riddim)”, que registra seu mantra mais recente de abertura de shows e lives em um som – que talvez você reconheça de outro lugar, no caso, “Salve”, que está no disco “O Futuro Não Demora” do BaianaSystem:

“Salve
Guerreiras e guerreiros
Escolas libertárias e terreiros
Amores de todos os tipos
Verdades de todas as cores, salve
Salve nossos ancestrais, espíritos protetores
Coragem
Atenção
Irmã, irmão
Fé no coração, sempre
Siga em frente”

>>

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]