Popnotas CENA – Coala libera a sua sexta-feira, com Silvia Machete e Boca Livre. Ale Sater é o headliner do festival 5 Bandas. Se Rasgum chama Ana Frango Elétrico para sua edição em setembro. E a insustentável leveza da Adorável Clichê em novo single

– Soltando o line-up espaçadamente, por dia de sua realização em setembro em São Paulo, o festival indie-brasileiro Coala, agora internacional, revelou hoje o line-up de sua sexta-feira. O Coala Festival acontece em sua 10ª edição nos dias 6, 7 e 8 de setembro no lugar de sempre, o Memorial da América Latina. A sexta, que já tinha confirmado apenas o show da banda O Terno, teve seu pôster encorpado agora por nomes interessantemente diferentes como Boca Livre e Silvia Machete, mais a junção de cantoria de Adriana Calcanhotto com Arnaldo Antures, o peculiar encontro de Lenine e Marcos Suzano revivendo um disco deles de 1993, o “Olho de Peixe”. Tem mais atrações para serem divulgadas ainda, parece.

– O menor dos grandes festivais brasileiros, o peculiar 5 Bandas, onde a ideia é que, veja bem, cinco atrações atuem por edição, principalmente nesta agora que vai ser a quinta, anunciou a terceira delas. Portanto vão ficar faltado duas a serem reveladas. Não se afogando mais em números, tempos que o músico Ale Sater (vocalista do grande Terno Rei) vai ser o nome principal do evento, que neste ano acontece no dia 31 de agosto, na Casa Rockambole, na Vila Madalena, em SP. O último lançamento solo de Sater (foto abaixo, de Thais Jacoponi) foi o intimamente bonito EP “Fantasmas”. A novidade é que neste segundo semestre sai o primeiro álbum dele fora do Terno Rei. Algumas músicas novas devem rechear o show dele no 5 Bandas. Os ingressos para o festival já estão sendo vendidos, por aqui.

* Continuando seu enfileiramento de músicas tristes, rumo a seu novo álbum, a banda indie catarinense Adorável Clichê soltou hoje a terceira faixa que vai estar em “Sonhos Que Nunca Morrem”, que sai via Balaclava Records no próximo dia 9 de julho, terça que vem. A canção é “Um Sorriso Que Se Vai”, que veio com um vídeo estrelado apenas pela cantora e letrista da banda, a Gabrielle Philippi. Uma das explicações da letra dá o tom do peso profundo que traz “Um Sorriso Que Se Vai”: “É um manifesto de auto salvação, autoestima e da importância de conseguir enxergar quando o afeto de alguém pode te prender a situações ou emoções negativas”. O vídeo, de alguma forma, ilustra isso.

* Um dos festivais mais legais no norte do país, o festival paraense Se Rasgum anunciou a sua décima nona edição que neste ano acontece mais cedo, de 10 a 14 de setembro, ocupando vários pontos da cidade de Belém. As três primeiras atrações são Ana Frango Elétrico, que lançou um dos melhores discos no ano passado e tem feitos shows marcantes até na gringa, a jamaicana rainha do reggae Marcia Griffiths, que já inclusive fez parte da banda do Bob Marley, e a rainha das aparelhagens Valéria Paiva. Todas se apresentam no dia 14 de setembro no Espaço Cultural Na Bêra, novo lugar que abrigará o festival a partir deste ano. No ano passado a Popload conferiu de perto o festival que mostra um recorte da nova cena nacional e amazônica e recomenda se preparar para visitar a cidade durante o festival. E saborear a comida local, claro (ah, o sorvete de cupuaçu…).

***
* A foto que ilustra a chamada da home da Popload para este post é da cantora (e performer e malabarista) carioca Silvia Machete.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]