A POPLOAD agora abre espaço aos sábados para alguns colaboradores! Felipe Evangelista, fanático por hip-hop, responde pela coluna “Popload Beats”. Nesta semana, o novo fenômeno das festinhas da Califórnia: DJ MUSTARD.
Popload Beats — por Felipe Evangelista
É quase uma unanimidade que Mike WiLL Made-It foi o produtor de hip-hop de maior destaque do ano passado. De Lil’ Wayne a Rihanna, todos requisitaram os seus serviços em busca de um grande hit. Aí, quando ninguém achava que a sua hegemonia estava para acabar, surge um novo nome disposto a tomar para si o posto de produtor com o maior hype do hip-hop atual: DJ Mustard. Com um hit atrás do outro emplacando nas rádios, o produtor de Los Angeles é o grande responsável por colocar a West Coast novamente nas pistas de dança do país inteiro.
Com um estilo de produção apelidado de Ratchet, Mustard foi aos poucos se tornando um dos produtores mais requisitados do hip-hop. Suas produções são simples e feitas basicamente para tocar na noite. E era exatamente disso que a Califórnia estava sentindo falta nos rappers locais. Lógico que Kendrick Lamar e companhia representam muito bem o estado, mas as suas músicas raramente tocam nas festas. Em entrevista para a XXL, Mustard falou sobre como ele está mudando a cena de Los Angeles:
“Quando nós começamos, eles não estavam tocando nenhuma música de L.A. nas festas. Antes da gente, ninguém estava fazendo esse tipo de som. Além de Dom Kennedy e Nipsey Hu$$le, a maioria das pessoas daqui estavam rimando como se eles fossem do sul. ”
O primeiro sucesso de Mustard veio com o single “Rack City”, do rapper Tyga. A música alcançou o sétimo lugar no Hot 100 da Billboard em Janeiro de 2012 e foi uma das responsáveis por abrir os olhos da mídia para o até então desconhecido produtor. De lá pra cá foram diversos outros hits. Alguns de artistas já consagrados (2 Chainz, Rick Ross, Jeezy, Trey Songz, etc), mas a maioria de rappers novatos em busca de espaço. Um desses novatos é YG. Nascido em Compton, cidade de Easy-E, Dr. Dre, Ice Cube, Coolio, entre outros, o rapper é parceiro de longa data de Mustard. Em 2008, os dois fundaram juntos a crew Pu$haz Inc. e desde então a parceria só cresceu. No começo do ano, YG lançou pela Def Jam o elogiadíssimo álbum “My Krazy Life”. Como era de se esperar, diversas beats de Mustard aparecem no projeto.
Outro integrante do Pu$haz Inc. que aproveitou a parceria com Mustard foi o cantor/multi-instrumentista/produtor Ty Dolla $ign. Com os singles “Paranoid” e “Or Nah” bombando nas rádios e nas festas, Ty$ foi escolhido recentemente para integrar o XXL Freshman Class 2014, lista anual que elege as maiores revelações do hip-hop no último ano. É difícil mensurar a participação de Mustard nessa escolha, mas sendo o responsável por produzir os seus maiores sucessos, não tem como não dividir os créditos com ele.
Para o segundo semestre, podemos esperar ainda mais novidades de Mustard. No mês passado ele divulgou o título do seu álbum de estreia, “10 Summers”. Enquanto o projeto não é lançado, a nova sensação do hip-hop continua aumentando o seu currículo. A sua última produção, lançada nessa semana, foi o single “No Mediocre” do rapper T.I. com a australiana Iggy Azalea.
Enquanto o futuro parece brilhar para o produtor de 24 anos, os fãs e a mídia começam a ficar mais atentos aos seus próximos passos. Se Mike WiLL Made-It aproveitou o seu sucesso para trabalhar com artistas de outros gêneros, Mustard deixou claro, em conversa com a Billboard, que não pretende emprestar as suas beats para outros públicos. “Eu posso fazer qualquer tipo de música, mas o hip-hop foi o meu caminho para o jogo.”
A noite de Los Angeles agradece.