Um dos shows mais icônicos do Nirvana agora está disponível gratuitamente e de forma oficial no YouTube, graças ao canal francês de arte e cultura Arte+, um dos mais legais do mundo. Trata-se de Live at the Paramount, registro histórico da banda gravado em 31 de outubro de 1991, no Paramount Theatre, em Seattle, apenas cinco semanas após o lançamento de um tal “Nevermind”.
O concerto ganhou fama por ser o único da carreira do Nirvana filmado inteiramente em película 16 mm, o que garantiu uma qualidade superior em comparação às gravações em fita de vídeo da época. O material foi lançado oficialmente em 2011, em DVD (lembra?) e Blu-ray (leeeembra?), como parte das comemorações de 20 anos do álbum àquela época. Desde então, foi exibido por canais de TV com direitos mundo afora.
Além das versões individuais em vídeo, o show também foi incluído no box Super Deluxe de “Nevermind”, acompanhado de um CD com o áudio completo. Em 2019, saiu em vinil e virou item de colecionador. Enfim…
O show no Paramount marcou o encerramento da primeira perna da turnê norte-americana do disco e foi o terceiro de uma série de apresentações ao lado do Mudhoney, outra banda ícone do grunge de Seattle, nesta exata época maior que o Nirvana. Ou pelo menos mais conhecida.
Quando os shows foram marcados, o Nirvana ainda abriria para os parças de Seattle. Mas o sucesso repentino de “Nevermind” mudou tudo: a banda assumiu o posto de atração principal, obrigando até a organização a transferir a apresentação em Seattle do Moore Theatre para o Paramount, devida a alta procura por ingressos.
Na noite de Halloween de 1991, cerca de 2.800 pessoas lotaram o teatro, marcando o maior público do Nirvana naquela fase inicial da turnê. Entre as bandas de abertura esteve também o sempre lindo Bikini Kill. E o ingresso custava tipo 10 dólares.
Histórico ou nem?
A apresentação pode ser conferida abaixo. Nunca é demais.
SETLIST
Jesus Wants Me for a Sunbeam (The Vaselines cover)
Aneurysm
Drain You
School
Floyd The Barber
Smells Like Teen Spirit
About a Girl
Polly
Breed
Sliver
Love Buzz (Shocking Blue cover)
Lithium
Been a Son
Negative Creep
On a Plain
Blew
Rape Me
Territorial Pissings
Endless, Nameless