Metallica, as novas ao vivo e o negócio dos setlists diferentes

Comentamos um tempo atrás sobre o disco novo do Metallica, “72 Seasons”, e sobre como não gostamos muito dele, mas tínhamos certeza de que os shows da banda continuariam ótimos. Pois o Metallica recentemente iniciou sua “M72 World Tour”, e temos algumas coisas interessantes para falar sobre ela. 

Primeiro que a banda está estreando algumas das faixas novas ao vivo – neste post, você pode ver os vídeos ao vivo oficiais de “Screaming Suicide”, “Sleepwalk My Life Away” e “72 Seasons”, tocadas no palco pela primeira vez em Amsterdam. 

Mas o mais interessante dessa nova turnê é que o Metallica está fazendo dois shows em cada cidade que passa, e mantendo sua promessa de executar setlists totalmente diferentes de uma noite para a outra. Se você observar as relações de músicas de Amsterdam, pode ver que cada um contou com 16 sons, mas nenhum foi repetido. A primeira noite fechou com “Master of Puppets”. E a segunda, com “Enter Sandman”. 

Isso é relevante para os fãs que conseguem ir aos dois shows, pois podem ver 32 músicas diferentes. Também é muito bom para quem só vai a um show, porque sabe que provavelmente deixarão de tocar uma das músicas mais ”batidas” – a perspectiva de não precisar ouvir “Seek & Destroy” deve ser bem legal. 

Também vale mencionar que algumas raridades estão aparecendo. Esses dois shows em Amsterdam foram abertos com faixas instrumentais, “Orion” e “The Call of Ktulu”, por exemplo.

Aplaudimos essa ideia de fazer setlists variados, bem como o senso empresarial do Metallica de aplicar o conceito de FOMO (Fear of Missing Out) para fazer seus fãs pagarem por dois shows, simultaneamente gerando o dobro de lucro para a banda sem a necessidade de ir para outra cidade. 

E assim banda, público, organização, todo mundo parece saírem satisfeitos. É um ganha-ganha interessante, legal.

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Fernando Scoczynski Filho   dia 12/05/2023
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile