King Gizzard and the Lizard Wizard apresenta o indie orquestrado com mais um single e os detalhes do novo projeto “complexo”

King Gizzard and the Lizard Wizard apresenta o indie orquestrado com mais um single e os detalhes do novo projeto “complexo” Foto: Maclay Heriot

Bandaça das mais esquisitas e ótimas que temos no indie contemporâneo – e aqui o “esquisita” é coisa boa – a King Gizzard and the Lizard Wizard achou por bem testar seus próprios limites e vai lançar um disco com orquestra. Até falamos disso aqui recentemente.

Acontece que agora os australianos deram mais detalhes do projeto, que se chamará “Phantom Island” e tem agora data de lançamento divulgada, 13 de junho, pelo próprio selo do grupo, (p)doom records.

O novo trabalho surgiu das mesmas sessões criativas de “Flight b741”, álbum lançado ano passado. Mas, de acordo com o vocalista Stuart Mackenzie, essas faixas exigiram mais cuidado e maturação. “Elas precisavam de mais tempo, espaço e reflexão”, explicou. Para dar vida à proposta orquestral do disco, o grupo contou com os arranjos do maestro britânico Chad Kelly, conhecido por sua mistura de rigor clássico com experimentações modernas. “Ele toca Bach com cravos afinados à moda antiga, mas também ama música microtonal. É um nerd musical como eu”, brinca Mackenzie.

A banda já havia liberado a faixa-título anteriormente, mas agora chega com o single “Deadstick”, uma mistura dançante de rock, soul e boogie, com destaque para os metais. Sacou?

O som também ganhou um clipe, dirigido por Guy Tyzak, e é qualquer nota: tem um avião em tamanho real feito inteiramente de papelão, encenando uma queda em meio a um cenário um tanto caótico. “A ideia era criar algo que parecesse uma pintura viva, cheia de personagens e pequenos detalhes”, contou o diretor.

Com o disco, o grupo sairá em uma “turnê orquestral”, como eles mesmos estão chamando, pela América do Norte, trazendo instrumentos de cordas, metais e madeiras ao lado de orquestras locais, sob a direção musical de Sarah Hicks.

Não seria má ideia um showzinho desses no fim de tarde no Ibirapuera, hein…

Phantom Island – Tracklist
1. Phantom Island
2. Deadstick
3. Lonely Cosmos
4. Eternal Return
5. Panpsych
6. Spacesick
7. Aerodynamic
8. Sea of Doubt
9. Silent Spirit
10. Grow Wings and Fly

MDE 1 – horizontal miolo página
Terreno Estranho – horizontal fixo Mark Lanegan