Bandaça das mais esquisitas e ótimas que temos no indie contemporâneo – e aqui o “esquisita” é coisa boa – a King Gizzard and the Lizard Wizard achou por bem testar seus próprios limites e vai lançar um disco com orquestra. Até falamos disso aqui recentemente.
Acontece que agora os australianos deram mais detalhes do projeto, que se chamará “Phantom Island” e tem agora data de lançamento divulgada, 13 de junho, pelo próprio selo do grupo, (p)doom records.
O novo trabalho surgiu das mesmas sessões criativas de “Flight b741”, álbum lançado ano passado. Mas, de acordo com o vocalista Stuart Mackenzie, essas faixas exigiram mais cuidado e maturação. “Elas precisavam de mais tempo, espaço e reflexão”, explicou. Para dar vida à proposta orquestral do disco, o grupo contou com os arranjos do maestro britânico Chad Kelly, conhecido por sua mistura de rigor clássico com experimentações modernas. “Ele toca Bach com cravos afinados à moda antiga, mas também ama música microtonal. É um nerd musical como eu”, brinca Mackenzie.
A banda já havia liberado a faixa-título anteriormente, mas agora chega com o single “Deadstick”, uma mistura dançante de rock, soul e boogie, com destaque para os metais. Sacou?
O som também ganhou um clipe, dirigido por Guy Tyzak, e é qualquer nota: tem um avião em tamanho real feito inteiramente de papelão, encenando uma queda em meio a um cenário um tanto caótico. “A ideia era criar algo que parecesse uma pintura viva, cheia de personagens e pequenos detalhes”, contou o diretor.
Com o disco, o grupo sairá em uma “turnê orquestral”, como eles mesmos estão chamando, pela América do Norte, trazendo instrumentos de cordas, metais e madeiras ao lado de orquestras locais, sob a direção musical de Sarah Hicks.
Não seria má ideia um showzinho desses no fim de tarde no Ibirapuera, hein…
Phantom Island – Tracklist
1. Phantom Island
2. Deadstick
3. Lonely Cosmos
4. Eternal Return
5. Panpsych
6. Spacesick
7. Aerodynamic
8. Sea of Doubt
9. Silent Spirit
10. Grow Wings and Fly