Com uma legião de fãs e admiradores cada vez maior, o inquieto Jack White sempre se depara com perguntas sobre uma possível volta do White Stripes um dia. Ele, envolvido ininterruptamente em projetos paralelos e agora em carreira solo, geralmente é apontado por muitos como “culpado” pelo fim do duo que formava com Meg. No entanto, em entrevista publicada na nova edição da Rolling Stone americana, da qual White é capa, ele toca de maneira mais profunda no assunto e aponta sua ex-parceira como responsável direta pelo fim dos Stripes.
“Ela nunca percebeu o quão importante era para a banda, para mim e para a música”, diz em um trecho. “Acho que ninguém fala com a Meg. Ela sempre foi uma eremita. Quando vivia em Detroit, tinha sempre de ir até a casa dela se quisesse conversar sobre alguma coisa. Isso indica que agora praticamente não nos falamos mais”.
Jack também reclamou do comportamento indiferente de Meg em relação aos próprios trabalhos da dupla. “Ela é uma daquelas pessoas que não me cumprimentava quando fazia algo bom. Ela olhava para mim como quem dissesse: ‘Oh, grande coisa. E daí?’. Em quase todos os momentos do White Stripes ela fazia isso. Podíamos estar em estúdio e rolar alguma coisa fantástica, eu pensava: ‘Uau, acabamos de entrar em um novo mundo neste momento!’. Enquanto isso, ela continuava sentada lá, em silêncio”.
O compositor, que lança seu segundo álbum solo mês que vem, continuou seu depoimento. “Lembro sempre de o Ringo Starr dizer que sentia pena do Elvis porque os Beatles tinham uns aos outros para trocar impressões, enquanto o Elvis estava sozinho, por sua conta. E eu pensava ‘caramba, tentem estar ao menos em uma banda de dois na qual um não fala!”.
Mesmo com todo o desabafo, Jack elogiou a competência profissional de sua ex-companheira. “No palco, eu olhava pra ela e não acreditava que ela estava ali. Ela nunca percebeu sua real importância. Ela era a antítese do baterista moderno, tão incrível e inspiradora. Não falar muito, no fim das contas, não era um problema. No palco, nada que eu fizesse poderia batê-la”.
Jack White lança dia 9 de junho seu novo disco, “Lazaretto”.