Ingleses preparam supersemana Nirvana, para lembrar os 30 anos da morte de Kurt Cobain

Embora fosse uma banda superamericana, da periferia de Seattle, se não fossem os ingleses alertarem o mundo “na hora certa, embora no lugar incerto”, o Nirvana talvez demorasse um pouco mais no underground, naquele bendito 1991, ano que viraria a música de ponta-cabeça.

A capa do saudoso semanário britânico “Melody Maker”, na verdade de 1989, sobre o grunge e Seattle no geral e o Nirvana no particular, é considerada o estopim do movimento que revolucionaria uma era em menos de dois anos.

Daí tem a famosa história do inglês Reading Festival de 1991, que escalou o Nirvana lá embaixo no pôster, tocando à luz do dia para umas 4 mil pessoas, para no ano seguinte, com o “Nevermind” lançado, a banda voltar direto como headliner e se apresentando para 100 mil pessoas.

Portanto, pelo seu envolvimento desde o comecinho, nada mais natural que os britânicos montem uma programação absurda para lembrar os 30 anos da morte de Kurt Cobain, o líder do Nirvana, agora no começo de abril.

Às 9h da manhã do dia 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto em sua casa, em Seattle. Cobain, então com 27, o nome mais importante do rock nos últimos dez anos, havia cometido suicídio. Médicos legistas registraram à época que o dia da certo da morte foi 5 de abril.

A BBC, tanto TV quanto suas rádios, vai lembrar Cobain já a partir da semana que vem. Pelas músicas, pelas histórias, entrevistas e por um novo documentário, inéditão mesmo, sobre os últimos dias do guitarrista, chamado “Moments That Shook Music: Kurt Cobain” e com cenas nunca vistas. Vai ao ar sábado à noite, dia 9, no canal BBC Two na internet, via o BBC iPlayer (precisa ver se dá para ver do Brasil).

Também no sábado está prevista a exibição do especial “When Nirvana Came to Britain”, produzido em 2021 para os 30 anos do lançamento do “Nevermind”, exatamente contando toda a história da eclosão do fenômeno a partir de UK.

Na terça-feira 5, dia do aniversário oficial da morte, a excelente rádio 6 Music vai tocar uma música do Nirvana a cada hora de sua programação. Cada música veiculada terá uma voz “especial” para introduzi-la, tipo gente como o produtor Steve Albini e uma galera de música das antigas e de bandas novas.

Outros programas que serão distribuídos pelo enorme conglomerado britânico de comunicação inckui, na sua plataforma BBC Sounds:
– as playlists “Kurt Cobain Forever” e “Nirvana Live”
– “The First Time with…Dave Grohl” (2015)
– “Nirvana at the BBC”, uma conversa entre Krist Novoselic, Dave Grohl e Butch Vig, o produtor do “Nevermind”.
– “Deep Dive into Nevermind”, um programa com o povo da música dando seus depoimentos sobre o principal disco dos anos 90.

A programação das rádios 1 e 2 da BBC também vai estar impactada pela hefeméride de morte de Kurt Cobain, com músicas, depoimentos e pequenos especiais do Nirvana.

A gente por aqui vai trazer, como puder, esse recorte inglês sobre o legado de Kurt Cobain e do Nirvana, tanto da BBC como de outras emissoras, britânicas ou não. Nirvana e o Cobain merecem.

MDE 1 – horizontal miolo página

news

Postado por Lúcio Ribeiro   dia 28/03/2024
Editora Terreno Estranho Mark Lanegan “Devil in a Coma” – quadrado interna
Editora Terreno Estranho “Jarvis Cocker” – anúncio quadrado interna 02
NOVO Circuito – horizontal fixo interna