Indie global. Yannis, do Foals, lança projeto “do além” com o saudoso Tony Allen. Está na hora de conhecer o groove Yannis & The Yaw

Yannis Philippakis, vocalista da sempre incrível banda inglesa Foals, estreou seu primeiro trabalho “paralelo” com o projeto Yannis & The Yaw, parceria que traz o ícone do Afrobeat, Tony Allen.

Allen, que faleceu aos 79 anos em 2020, foi o baterista e diretor musical da banda Africa ’70 de Fela Kuti, e co-criador de um gênero musical que revolucionou a música para além da Nigéria, e se tornou um dos símbolos da luta pelas liberdades na África. Ele também tocou bateria em The Good, The Bad e The Queen, um dos projetos do líder do Blur e Gorillaz, Damon Albarn.

A colaboração entre Philippakis e o músico nigeriano aconteceu em 2017, em Paris, e os registros desse trabalho já estavam em desenvolvimento há algum tempo, inclusive antes do falecimento de Tony Allen.

Agora, Yannis anuncia que o trabalho conjunto será lançado em agosto num EP chamado “Lagos Paris London” e que foi finalizado com os companheiros musicais de Allen, Vincent Taeger (percussão, marimba), Vincent Taurelle (teclados) e Ludovic Bruni (baixo, guitarra).

O anúncio acontece junto com o lançamento do single “Walk Through Fire”, que tem uma pegada superfunk e groove, combinada com as guitarras e vocal rouco marca registrada do músico greco-britânico, e dá o início de um novo braço colaborativo para o cantor do Foals: The Yaw.

“The Yaw” significa “guinada”, mas a explicação do líder do Foals é um pouco mais cabeçuda: “A torção ou oscilação de um navio ou aeronave em movimento em torno de um eixo vertical”. Ok.

Este será o primeiro de projetos futuros com um conjunto de colaboradores em constante rotação.

Em entrevista à publicação britânica NME, Philippakis disse se sentir aliviado por finalmente concluir o EP e botar o trabalho na rua.

“Lagos Paris London” tem lançamento previsto para o dia 30 de agosto, e por enquanto temos o single “Walk through Fire”, que tem seu vídeo recém-saído do forno.

Dirigido pelo amigo de longa data dos caras de Oxford, Kit Monteith, o video é o resultado de uma instalação artística realizada no início do mês passado em Londres. Uma parede de 75 televisores old school foi construída na frente de uma loja, cada uma exibindo imagens diferentes inspiradas e relacionadas à música e a diversos temas do EP “Lagos Paris London”, também complementados por imagens de arquivo de Tony, além de representações de versões jovens dele e de Yannis.

Quem passava pela instalação recebia uma cópia da música para ouvir em fita-cassete enquanto as imagens de todas as 75 telas disputavam sua atenção. O conceito incluia uma câmera que também refletia imagens da reação de cada ouvinte enquanto participavam da instalação: fazendo um triângulo de colaboração entre Tony, Yannis e cada participante.

Confira “Walk Through Fire”:

Ah, e se estiver de bobeira por alguma destas cidades em setembro, vai rolar uma mini tour:

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]