Há cinco anos, James Murphy fazia o último show do LCD Soundsystem em SP. E James Jagger fazia o seu primeiro

>>

Nem parece, mas já faz um pouco mais de cinco anos que James Murphy anunciou que sua banda, a espetacular LCD Soundsystem, iria se aposentar, em fevereiro de 2011. Ou como a imprensa mundial prefere, “iria entrar em hiato por tempo indeterminado”. Depois do anúncio, a banda cumpriu sua agenda de shows que incluía o Popload Gig em São Paulo (além de um show no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre). Em abril, o LCD faria o seu último show (quase) no Madison Square Garden, em Nova York, disponível inteirinho aqui.

O “quase” está ali porque esse “hiato”, como a gente sabe, está prestes a acabar com a volta do grupo aos palcos em esquema gigantesco no festival Coachella deste ano, na Califórnia.

Resgatamos aquela noite de 18 de fevereiro de 2011, quando o LCD lotou a Warehouse (ex-Pacha), em São Paulo, para a quinta edição do Popload Gig. Além do grupo nova-iorquino, completavam o lineup da edição a banda inglesa Turbogeist, a dupla carioca The Twelves e a então novíssima banda paulistana Inky — e um James Murphy empolgado, que acabou fechando a festa nas picapes.

O que pouca gente se lembra é de que o Turbogeist, a banda inglesa que se apresentou antes do LCD Soundsystem, é liderada por um outro James, o Jagger, filho do “Mick” (*foto que abre este post). ‘Jimmy Jagger’ se apresentava pela primeira vez no país de seu irmão mais novo, veja bem. Atualmente, ele participa da bombada série da HBO “Vinyl”, que tem como um dos criadores o Jagger-pai. Nela, Jagger-filho interpreta um personagem inspirado no lendário punk Richard Hell, baixista da banda Television. Na galeria acima, você vê registros da noite e de Jagger como o punk Hell e Jagger como frontman de sua própria banda “powerpunk”, tocando em São Paulo — *fotos por (No)Mondays!.

>> E abaixo, vídeos dos dois James — Murphy & Jagger — em ação:

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]