Glastonbury, parte 1 – O fator Dave Grohl, o nome (surpresa) do festival

O maior evento musical do planeta aconteceu neste final de semana agora em Somerset, na Inglaterra, e não tem como escapar da carga informativa que ele traz.

O Glastonbury Festival 2023 teve o maior arroz de festa do bem do rock mundial, ele mesmo, Dave Grohl, numa edição em que ele (ou sua banda) nem estava anunciado no pôster.

Acabou que Dave Grohl foi um dos maiores nomes do Glasto deste ano, primeiro porque o Foo Fighters fez seu novo show (do disco recém-lançado e primeira vez na Inglaterra sem o baterista Taylor Hawkins) como atração surpresa da sexta-feira, ainda com a luz do Sol brilhando.

Os Foos entraram no palco numa vaga em que no dia anterior o festival anunciou que seria ocupada por uma tal de banda ChurnUps, que não tinha nenhum perfil online muito menos nenhuma canção nas plataformas de streamings. E imediatamente antes do headliner do dia no palco da pirâmide: o Arctic Monkeys.

Cedo naquele dia, Dave Grohl foi visto pegando o trem de Londres para Somerset no meio da galera. E acompanhado da filha Violet, que cantaria com o pai numa das novas músicas do Foo Fighters.

Embora estivesse meio na cara que o Foo Fighters seria a atração surpresa, porque a banda postou no Twitter dia destes “It feels good to see you, churning up these emotions together”, a revelação oficial mesmo nunca saiu antes de o FF pisarem no palco, para uma hora de show.

No sábado, Grohl se manteve como “atração inesperada” do Glastonbury.

À tarde sentou bateria para lembrar seus tempos de Nirvana ao ser convidado especial do show da veterana banda Pretenders, de Chrissie Hynde, ao lado de outro grande nome da música, o guitarrista Johnny Marr, ex-Smiths.

Emocionante momento para desempenharem juntos a faixa “Tattoed Love Boys”, musicaça do primeiro disco do Pretenders, de 1979, lançado ainda sob a fuligem da revolução punk.

À noite, Grohl apareceu sendo convidado pelo headliner Guns N’Roses para cantar junto o encerramento da noite, o hino deles “Paradise City”, também engrossando o número de guitarras do rolê.

Tuuuuudo aqui embaixo:

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]