Franz Ferdinand cantando Smiths em show em Manchester. E com o Johnny Marr na guitarra, ainda por cima

Com 2025 a mil por conta do lançamento de seu disco “The Human Fear”, que teve até audição mundial incluindo São Paulo no último dia 9, os amigões da Popload, os rapazes do Franz Ferdinand, estão em plena turnê lá pela região deles: Escócia e norte da Inglaterra, com shows em Liverpool e Manchester, por exemplo.

No sábado agora, aproveitaram para fazer uma apresentação especial nesta última cidade citada, para um evento da Amazon Music, que inclusive foi transmitido ao vivo pelo Prime britânico.

Neste show especial, de hits e focado no material do mais recente disco, Alex Kapranos recebeu a visita no palco do “fucking great” Johnny Marr, um dos principais guitarristas da história da música, principalmente por seu trabalho em parceria com o polêmico Morrissey na histórica banda The Smiths, de Manchester, onde o Franz estava se apresentando para a Amazon.

Marr participou de três músicas com o Franz Ferdinand. Da nova “Build It Up”, do novo disco do FF, do hino “Do You Want To”, clássico da banda escocesa. E, já que estava ali, mandaram o hino-dos-hinos clássico-dos-clássicos “Bigmouth Strikes Again”, dos Smiths, com Kapranos fazendo o papel de Morrissey e Marr fazendo ele mesmo, evidentemente.

“Bigmouth Strikes Again”, single dos Smiths de 1986, deve ser uma das músicas mais tocadas em rádios rock no mundo em todos os tempos. A canção está no seminal terceiro álbum dos Smiths, o famoso “The Queen Is Dead”, considerado pela “Rolling Stone” americana um dos grandes álbuns da história. A revista britânica “NME”, em uma de suas famosas listas “definitivas”, chegou a eleger o “The Queen Is Dead”, que tem o astro francês Alain Delon na capa, como o maior álbum desde sempre.

Abaixo, Franz Ferdinand com Johnny Marr em performance de dois clássicos no sábado passado em Manchester, cada um de um tempo e de um tamanho.

***
* A foto de Alex Kapranos com Johnny Marr, deste post da Popload e do post no X, é de Nicholas O’Donnell.

MDE 1 – horizontal miolo página
Terreno Estranho – horizontal fixo vermelho