Se a música independente é hoje no Brasil o que é e tem o alcance que tem, isso muito se deve ao senhor Fabio Massari, um dos “artífices dos bons sons” desde que apresentava primeiro o fantástico “Rock Report”, na paulistana rádio 89 FM, e depois o mais-fantástico-ainda (para nós, claro) Lado B, na MTV Brasil, boa enquanto durou. Isso entre algumas outras articulações musicais de Massari, não à toa apelidado de “Reverendo”.
Ex-jornalista, ex-radialista, ex-apresentador de TV, mas jamais longe da música, hoje Massari se dedica a livros, os dele e os dos outros. E vai ganhar homenagens pelos seus 60 anos de idade da editora Terreno Estranho, por onde editou suas duas últimas obras (veja a lista de livros do Reverendo, abaixo). Tributos esses espalhados ao longo de 2024.
A começar por este sábado, dia 23, quando no clube FFFront!, em Pinheiros, vai acontecer um Massari Fest, com shows das bandas Inocentes, Giallos e Rodrigo Carneiro & Paulo Beto. E mais discotecagens, digamos, “apropriadas”, recheadas das músicas que o Aniversariante do Ano costumava apresentar em suas importantes passagens nas rádios e na TV, muitas delas em primeira mão no Brasil.
O destaque, ainda, será a “barraca de merch” do Massari Fest. Além de livros do Massari e alguns da ótima Terreno Estranho, estará à venda uma coleção de camisetas da fase literária do autor “alternativo”. As t-shirts reproduzirão os três primeiros livros lançados por Massari nos anos 2000, todos esgotados e fora de catálogo: “Rumo à Estação Islândia” (com uma foto da Bjork estampada), “Emissões Noturnas – Cadernos Radiofônicos” e “Detritos Cósmicos”, o tributo ao Frank Zappa, o artista predileto do escritor. Essas belezinhas aqui embaixo:
Todas essas camisetas já estão à venda no site da editora Terreno Estranho. Para o evento de sábado no FFFRONT!, os ingressos podem ser comprados aqui, antecipados (R$ 55 cada). Vão ser vendidos na porta, também (R$ 60).
***
* A bibliografia completa de Fabio Massari é assim:
* “Rumo à Estação Islândia” (2001, editora Conrad)
* “Emissões Noturnas – Cadernos Radiofônicos de FM (2003, Grinta Cultural).
* “Zappa: Detritos Cósmicos” (2007, editora Conrad)
* “Mondo Massari – Entrevistas, Resenhas, Divagações & Etc” (2013, Edições Ideal)
* HQ – “Malcolm” (2013, Edições Ideal)
* “Alguém Come Centopeias Gigantes?” (2015, Edições Ideal)
* “84: O Álbum Inglês (2021, Terreno Estranho)”
* “83/92 – Um Álbum Italiano“ (2022, Terreno Estranho)
** A foto de Massari no topo deste post é do grande Ivan Shupikov.