Dirty Projectors sendo Dirty Projectors. Banda lança filme e quarta parte de um EP conceitual de cinco partes. Mas não é tão simples assim

Dirty Projectors sendo Dirty Projectors. Banda lança filme e quarta parte de um EP conceitual de cinco partes. Mas não é tão simples assim Foto: divulgação

>>

* Dirty Projectors não é exatamente uma banda simples, isso a gente sempre soube. É sempre muuuuuita informação. Tudo beleza porque eles têm um resultado sonoro compensador. Mas esse desclaimer inicial é para dizer que a veterana banda do Brooklyn, de uma certa alta-cultura do indie, lança agora a quarta parte do EP “Earth Crisis”, construído desde março neste 2020 pandêmico e que no fim terá cinco partes, cada uma delas dedicadas, vamos dizer, a características de cada um dos integrantes do quinteto (vamos chamar o Dirty Projectors de quinteto, a esta altura do campeonato).

“Earth Crisis”, o nome de disco mais feliz de um ano triste, tem ligações umbilicais com o álbum “Rise Above”, de 2007, que por sua vez foi uma obra criada pelo vocalista, compositor e guitarrista Dave Longstreth como uma releitura do disco “Damaged”, da banda punk hardcore californiana Black Flag, lançado em 1981.

Mas segue não sendo tão simples assim: Longstreth fez “Rise Above” lá em 2007 em cima de MEMÓRIAS que ele tinha de “Damaged”, álbum que ele não ouvia tinha 15 anos.

dirty1

Só para tentar resumir e não se perder no conceitual do Dirty Projectors: Nesta semana ganhamos quatro músicas de um EP a ser totalmente construído em cinco partes, que é um rearranjo sonoro reinterpretativo e cheio de colagens e modernizações de loopings de gravações perdidas de um disco de 2007, cujo disco, esse, foi feito em cima de lembranças de um outro que saiu 15 anos antes.

Está comigo ainda? Seguimos então.

“Earth Crisis”, esse EP gigante de cinco partes, recebeu nesta semana o aompanhamento de um lindo curta-metragem de mesmo nome escrito e dirigido pelo amigo e colaborador Isaiah Saxon, do famoso estúdio de cinema Encyclopedia Pictura, que faz bastantes trabalhos para a música e para o Adult Swim, o canal de animações adultas noturnas dentro de outro canal, o Cartoon Network. O filme realizado para o Dirty Projectors usa como trilha colagens do EP “Earth Crisis” e conta a história de uma mulher idosa sozinha com seu cão peludo no deserto ártico.

Bom, daí que em novembro vem a última parte desses cinco EPs de 2020 que resultam num grande EP (!) chamado “Earth Crisis”, a sair em vinil duplo transparente em capa tripla a ser batizado como… “5EPs”.

Tudo certo até aqui? Acho que eu me perdi um pouco na explicação, mas olha que eu poupei bem a gente, porque nem falei das referências de óperas das músicas nem o significado desta capa acima…

>>

MDE 1 – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 02/10/2020
Editora Terreno Estranho Mark Lanegan “Devil in a Coma” – quadrado interna
Editora Terreno Estranho “Jarvis Cocker” – anúncio quadrado interna 02
NOVO Circuito – horizontal fixo interna