CENA – O “vândalo” Thunderbird em session exclusiva, ao vivo. Três músicas do… disco do ano?

Talvez você ainda não tenha reparado, mas há tempo de se ligar antes de fazer sua lista de melhores discos brasileiros de 2022. Se o álbum “Pequena Minoria de Vândalos” não constar dela, essa sua tradicional compilação dos principais lançamentos do ano vai ter um rombo.

O primeiro disco solo do atualíssimo figuraça “das antigas” Luiz Thunderbird saiu em junho, carregando nele uma penca de referências que traduzem bem a mente desse sujeito ex-MTV, atual youtuber, a cara da ainda ativa banda punk Devotos de Nossa Senhora da Aparecida, instagrammer, lançador de livros, biker, fã do King Gizzard, tudo junto e misturado.

Letras inspiradíssimas e som post-punk para lá de atual, que traz traços do rock matemático do velho Morphine ou da calculada barulheira indie quebrada e moderna de grupos como Dry Cleaning ou Black Midi, inclusive no jeitão de mais contar histórias do que propriamente cantar sob uma guitarra descontrol, “Pequena Minoria de Vândalos” nos permite viajar nas citações casuais ou não de músicas como a espetacular “Insuportável”, por exemplo.

A letra, do parça Rodrigo Carneiro, não podia ser mais feliz (triste!) nestes últimos dez dias que restam antes do dia 30.

“Os incomodados já levaram as tralhas
Os gatos no telhado miam ao luar
O êxodo na capa de um disco rasta
As malas no embarque, os livros no saldão

No arrabalde com os lobos sem estepe
Rumo ao desconhecido, o bilhete tá na mão
Pro bom entendedor meia palavra basta: 
o obscurantismo é a praga que se alastra”

Muito que bom, muito que bem, “Insuportável” está junto de “A Obra” e “Protesto” na trinca de canções em performance de Thunderbird com sua banda Os Vândalos, em session exclusiva feita para a Popload.

Esse showcase especial que você vê aqui embaixo é um recorte da apresentação do disco todo de Thunder e banda no Red Bar Studios, que aconteceu no começo do mês (ou seja, tem mais pérolas para serem mostradas mais para frente).

A banda de Thunder é ele na voz, guitarra e kazoo; Daniel Brita na guitarra e trompete; Gustavo Boni fazendo baixo e backing vocal); Caio Lopes na bateria e também backing vocal); e Jimmy Pappon comandando os teclados.

A ordem das músicas, recapitulando o conteúdo, é “A Obra”, “Insuportável” e “Protesto”. O álbum “Pequena Minoria de Vândalos” foi lançado nas plataformas digitais pelo selo Freak e em breve sai em vinil pelo selo Caixa de Som.

Abaixo, a session. Olha que belezura!

>>

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]