CENA – Festival paraense Se Rasgum reúne sete festivais indies da Amazônia e forma circuito

Todos os caminhos levam a Belém, Pará, neste novembro. A capital do evento mundial sobre o clima COP-30, da ONU, será também a capital “de todos os festivais”, com a edição 2023 do tradicional Se Rasgum, festival indie que acontece de 14 a 18 de novembro em diversos pontos da cidade.

Além de sua vasta programação de cinco dias de eventos, o Se Rasgum, que completa 18 anos de existência/resistência, anunciou ainda que receberá o Circuito Amazônico de Festivais, uma espécie de festivais dentro do festival, que será lançado no dia 16 com uma noite gratuita no Píer das Onze Janelas, com apresentações de artistas amazônidas.

Por enquanto, sete festivais se reúnem no Se Rasgum, além do próprio: o festival Varadouro (Acre), Quebramar (Amapá), Calango (Mato Grosso), BR-135 (Maranhão), Casarão (Rondônia), Tomarrock (Roraima) e Até o Tucupi (Amazonas). A maioria deles capitaneada por organizações femininas. 

A plataforma desponta como um movimento de organização próprio, auto-organizado e conectado com outras iniciativas pelo Brasil, promovendo uma articulação em rede. Uma movimentação importante que ajuda a oxigenar a circulação dos artistas pela região da Amazônia Legal e mostrar a produção riquíssima atual. “Nunca fomos tão fora do eixo”, diz a produtora Renée Chalu, uma das idealizadoras e produtora do festival Se Rasgum, que há duas edições faz um mapeamento para selecionar novos artistas amazônicos e colocar em seu palco, dentro da programação do Festival. 

A programação de shows do Circuito Amazônico dos Festivais, do dia 16, terá:
– Cravo Carbono (PA)
– Filomedusa (AC) convida Ana Clara (PA)
– Calorosa (MT) convida Luciana Simões (MA)
– Thais Badu (PA) + Matemba (PA) + Agatha Sou (PA) + MC Yra (PA) + Yanna MC (AP)
– Nega Ysa (PA -Seletivas Se Rasgum Amazônia Legal)
– DJ Digestivo (PA)

A Popload vai conferir de perto os cinco dias de festival e vai contar tudo para vocês do que há de mais novo nessa cena interessantíssima da Amazônia Legal.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]