40 dias e 40 noites no deserto: U2 encerra residência histórica em Las Vegas com Larry Mullen Jr na plateia e tocando som clássico após quase uma década

40 dias e 40 noites no deserto: U2 encerra residência histórica em Las Vegas com Larry Mullen Jr na plateia e tocando som clássico após quase uma década Foto: Rich Fury

Nos últimos meses, muito se falou dos suntuosos shows do U2 na Sphere, arena de shows mais cara e moderna do mundo, que teve a banda irlandesa não apenas a inaugurando, mas também fincando uma residência de 40 shows (inicialmente seriam 25) ao longo de cinco meses na casa de espetáculos de 111 metros de altura, 157 metros de largura, e que custou quase R$ 12 bilhões. Só isso.

Nesse final de semana que passou aconteceram as apresentações 39 e 40, ambas com momentos especiais.

Primeiro, no show de sexta, o baterista Larry Mullen Jr, que não participou da residência por questões de saúde envolvendo cirurgias que já haviam sido programadas bem antes da inauguração, marcou presença para assistir de camarote seus companheiros e seu substituto temporário, o holandês Bram van der Berg.

“Nós amamos você, Larry Mullen Jr. Tantos rumores de que não estaríamos aqui, mas estamos! Também os rumores de que Larry – nosso Larry – tocaria conosco não são verdadeiros, infelizmente, mas ele está aqui conosco”, disse Bono, antes de apontar para a plateia onde o companheiro de banda, ovacionado, estava. Em seguida, a banda dedicou ao baterista a música “Beautiful Day”.

Já no último show, realizado no sábado, o U2 tocou pela primeira vez a icônica canção “40”, justamente na apresentação 40 na Sphere. A música, que não era tocada pelo grupo há quase uma década, teve Adam Clayton e The Edge trocando os instrumentos e encerrou o setlist com discurso de Bono. “Já se passaram 40 dias e 40 noites no deserto. O que um sujeito com complexo messiânico faria? Aqui está uma música que escrevemos em 40 minutos. Abri o texto sagrado do Salmo de David. Eu meio que li. Essa era a letra”, discursou.

Ainda não se sabe quais serão os próximos passos do U2 e da própria Sphere. Se haverá uma nova atração fazendo residência ou se a casa entrará no circuito das principais turnês internacionais. A única coisa que dá para garantir e que tanto a banda quanto a casa de shows saem diferentes após a experiência iniciada em outubro do ano passado.

* Ah, até um David Grohl animadão estava na plateia no último final de semana do U2 em Vegas.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]