Em todos esses anos nessa indústria vital, a gente começa a temporada olhando para eventos que têm a missão de deixar os próximos 365 dias mais interessantes.
A cultura pop nunca para e temos que caminhar junto com ela. Por isso, separamos aqui 10 razões para amar 2025 de cara.
Claro que teremos os perrengues e tudo mais. Mas, como é bom viver em um mundo com certas voltas, certos projetos, certos shows…
Vamos então, sem enrolação, para as 10 Razões Para Amar 2025! Um oferecimento Popload.
1 – A VOLTA DO… POPLOAD FESTIVAL!
Sim. De longe, a maior notícia do ano. Do nosso ano. Sorry, Gallaghers. Após três anos, estamos de volta com um line-up luxuoso, puxado por mulheres incríveis. Norah Jones, St. Vincent, Laufey, Kim Gordon e Tássia Reis, além da adorável banda indie americana The Lemon Twigs e o encontro do Terno Rei com o Samuel Rosa mais a presença dos novinhos Exclusive Os Cabides, tudo isso para escrever novas páginas desta linda história que possui personagens diversos, que vão do Iggy Pop ao Wilco, do Tame Impala ao Blondie, da Luedji Luna ao Tim Bernardes, passando pelas divas Patti Smith, PJ Harvey, os elegantes Phoenix, o cultuaaaaado The XX e o sempre delicioso Metronomy. E mais grande elenco. Com o lema “Aqui pela Música”, ocuparemos o (oba!!!) Parque do Ibirapuera no dia 31 de maio, data que já está quentinha em nossos corações.
2 – A VOLTA DO… OASIS!
Tudo bem, tudo bem… Uma das maiores bandas de todos os tempos, também uma das mais “difíceis”, o Oasis está de volta após mais de 15 anos da treta mais pesada da vida dos irmãos Noel e Liam Gallagher, que ficaram sem se falar por este tempo todo. Eis que, em agosto de 2024, os irmãos chocaram o mundo ao aparecerem juntos em fotos promocionais avisando que, sim, o Oasis estará de volta. Desde já com a turnê mais aguardada de 2025, o grupo inglês amassou venda de ingressos em tempo recorde ao redor do mundo e entupirá estádios no Reino Unido, Irlanda, América do Norte, Ásia, Oceania, e, claro, na América do Sul. A “Oasis Live ‘25” tem dois shows marcados no MorumBIS, em São Paulo, no final de novembro. Não por acaso, são as últimas datas da turnê. As últimas para sempre?
3 – BATA PALMAS E DIGA “SIM”, TEENAGERS!
A gente foi autorizado a contar neste post. Uma das bandas mais queridas da história da música indie está confirmada em shows no Brasil em 2025. O clássico grupo escocês Teenage Fanclub, vai ser anunciado em breve, volta ao país depois de 14 anos. Outra que vai abalar corações com eternos hits vem antes. Também a ser comunicado de forma oficial em data próxima, vem aí a banda americana Clap Your Hands Say Yeah, que chacoalhou os deliciosos anos 2000 do “novo rock” com pedradas como “Over and Over Again (Lost and Found)”, “Is This Love” e, claaaaro, “The Skin oy My Yellow Country Teeth”. Todo mundo preparado?
4 – AMYL AND THE SNIFFERS INTIMISTA
Quando dezembro de 2025 chegar, certamente estará em nossa lista de melhores shows do ano o da explosiva banda australiana Amyl and the Sniffers no Cine Joia, em SP, no dia 6 de março. Responsável por um dos shows mais caóticos da música hoje, o grupo estará de rolê pelo Brasil dentro da programação do festival itinerante Punk Is Coming, também chamado o “festival do Offspring”. Ainda assim, graaaaaaaaaaças ao bom Deus, acharam um espacinho na agenda para bolar esse show, digamos, mais intimista. Todinho deles. Todinho dela, a Amy Taylor.
5 – CIRCUITO – NOVA MÚSICA, NOVOS CAMINHOS
O mercado da música está estafado, entupido? Ele precisa de novas ideias em uma ideia nova que nem sabia que precisava? Então vai chegar o Circuito, que pretende “curatorialmente” e logisticamente construir rotas de shows, turnês reais, focada mesmo na inexistente (aqui no país) cultura “on the road”. Tudo para bandas e artistas independentes jovens, iniciantes ou perto disso, ainda no primeiro ou segundo disco. O projeto, em seus detalhes, vai ser anunciado agora em janeiro, para ser executado em janeiro mesmo. Se liga. E, sim, a Popload está de certa forma envolvida nisso. Tudo vai ser devidamente mais bem explicado nos próximos dias. Se prepara para viajar!
6 – A ÚLTIMA TEMPORADA DE STRANGER THINGS
Uma das séries de maior sucesso dessa nova era de ouro das séries e plataformas de streaming, ao que tudo indica, Stranger Things chegará ao fim com sua temporada em 2025, mostrando a jornada derradeira do grupo de amigos formado por Onze, Mike, Dustin, Lucas e Will. Estão previstos 8 episódios, que já ganharam até títulos oficiais. O capítulo final se chamará “O Mundo ‘Direito’”. Além da trama na telinha, sempre é bom dar um confere na trilha sonora, que vai de Talking Heads a Metallica.
7 – GREG GONZALEZ VAI AO RIO
Grupo indie, elegante e sensível, o Cigarettes After Sex coleciona um bom punhado de fãs mundo afora, especialmente no Brasil. A banda já esteve no país em algumas ocasiões para shows em São Paulo, na Audio, no Cine Joia, no Lollapalooza. No entanto, existe uma lacuna neste caminho: o trio liderado pelo talentoso Greg Gonzalez nunca tocou no Rio de Janeiro. Mas a hora vai chegar e será em 2025, de acordo com o próprio Greg, em papo direto com a gente. Confia!
8 – ENFIM, A SEGUNDA TEMPORADA DE RUPTURA
Uma das séries mais aclamadas e complexas dos últimos anos, Ruptura enfim terá sua segunda temporada, três anos após o sucesso arrebatador da primeira. E, melhor ainda, a estreia será já no dia 17 de janeiro, na Apple+. A trama conta a história de quatro funcionários que passam por um processo cirúrgico revolucionário, imposto pela empresa (Lumon), com o intuito de compartimentar suas memórias profissionais e pessoais, impactando diretamente na identidade de cada um deles. No entanto, a cada episódio que passa, essa confusão mental deles aumenta ainda mais. E é exatamente nisso que a próxima temporada irá focar.
9 – O BRASIL É BRAT!
Dona da p*rra toda, Charli XCX dominou o pop em 2024 com seu discaço “brat”, que rendeu uma versão deluxe pouco tempo depois do lançamento original. Ela, que chegou a parar a Times Square para uma breve apresentação, também ocupou clubinhos mundo afora para lançar o disco. São Paulo esteve na rota, foi bizarro e a gente estava lá, embaixo de um viaduto na Barra Funda. A novidade aqui é que, neste ano, a cantora deve passar pela América do Sul. Foi ela própria que falou, postou. No primeiro semestre, Charli se apresentará em festivais na Austrália, América do Norte e Europa. A tendência é que a visita da popstar do momento fique para a segunda parte do ano. Vamos ficar de olho. A gente até desconfia onde.
10 – POPLOAD FESTIVAL + C6 FEST + IBIRAPUERA
Abrimos a lista com o Popload Festival e também vamos encerrá-la com o mesmo assunto. Ou quase isso. Pertinho da volta do nosso querido e humilde evento acontecerá o também lindo C6 Fest, mais precisamente uma semana antes. O que significa que, por uns 10 dias, São Paulo será a capital mundial do indie. Além das atrações que já falamos do Popload Festival, o C6 Fest colocará no Parque do Ibirapuera shows de uma galera tipo Wilco, Pretenders, Gossip, English Teacher, The Last Dinner Party, Nile Rodgers e o Air tocando na íntegra o clássico “Moon Safari”. O C6 Fest acontece de 22 a 25 de maio. O Popload Festival dia 31 de maio. Tudo no aprazível, cheio de vibe e localização boa Parque do Ibirapuera. Esse rolê está bom para você ou não?