Top 5 Shows – Vá de Bike. Mas vá também de Anelis Assumpção e, por que não, Pelados!

Das profundezas dA Obra, na Savassi, em BH, ao gigantismo do Espaço Unimed, em SP, a gente quer saber o que vai rolar de shows na semana brasileira. Então, casas de todo o Brasil e de todos os tamanhos, envie sua programação para o email popload@t4f.com.br para ficarmos mais espertos com as apresentações que botamos aqui no Top 5 Shows. Beleza?

Por exemplo, nesta semana bonita vai ter o seguinte, assim rankeado na nossa humilde indicação:

A banda paulista de rock psicodélico Bike apresenta seu mais recente álbum, “Arte Bruta”, nesta quinta-feira (29/06) no Sesc Carmo, em São Paulo. Por aqui, conferimos o show da banda em Ponta Grossa e é uma das melhores performances sonoras da cena recente, com som equilibrado entre as referências do rock sessentista, com elementos de tropicalismo brasileiro e krautrock alemão. Esse concerto é para quem diz que o rock morreu.

Nesta sexta-feira, Anelis Assumpção faz aos cariocas o show de lançamento de “Sal”, seu quarto álbum de estúdio, no sempre comovente Circo Voador, na Lapa. Na abertura, Curumim e Saulo Duarte apresentam seu “Bailão de Dois” pela primeira vez no Rio de Janeiro. E, para o prato principal, Anelis apresenta um dos discos mais aclamados de 2022. “Sal” é um testamento ao modelo de colaborações que é tão exagerado em discos e shows recentemente, mas fez todo o sentido no trabalho de Anelis, onde a artista convocou outras artistas, com carreiras jovens e maduras, para ampliar sua mensagem por meio do coletivo.

Para encerrar um mês de celebrações na casa paulistana, o underground Picles recebe a banda Pelados. Um fenômeno desta nova safra da CENA, o quinteto paulistano lançou seu segundo disco, “Foi Mal”, no final do ano passado e vem apresentando seu pop rock cabeçinha por aí. Este é um show para ficar por dentro do que está rolando de mais promissor no indie brasileiro. A melhor parte? Este vai ter entrada gratuita. Mas fique esperto, a casa é pequena e lota rápido.

Apresentando o espetáculo “Amar e Mudar as Coisas”, as ladies Karina Buhr, Marisa Orth e Taciana Barros se unem para cantar músicas do grande Belchior. Em performances intensas e vibrantes, o trio traz as canções do artista cearense em arranjos que destacam sua poesia e brilhantes composições. Acompanhadas por banda, Karina, Marisa e Taciana homenageiam nosso saudoso rapaz latino-americano.

O rapper carioca, BK faz duas apresentações esgotadas no Autêntica, em Belo Horizonte nesta semana, apresentando seu mais recente trabalho, “ICARUS”. Em uma analogia entre o mito de Ícaro e sua carreira, BK manda a letra sobre as dificuldades em ascender com sua música. Enquanto isso, o disco, lançado em 2022 e muito aclamado pela crítica, acabou de conquistar um leão de bronze na premiação de Cannes, na categoria design. Parece que o jogo virou. 

***
MAIS

Na quarta 28, a artista Filipe Catto começa suas aparições da semana, primeiro cantando Gal em show no Blue Note, e depois, quinta 29, participando do show da cantora curitibana Klüber no Bar Alto. Ainda no Bar Alto, mas no dia anterior, a quarta 28, tem show duplo primeiro do internacional instrumentista mineiro Guinú e na sequência da jovem cantora pernambucana Bela Maria. Na sexta 30 temos de bão, prestatenção: Luiz Lins no Cineclube Cortina; Lagum no Espaço Unimed; Silva na Casa Natura Musical em evento da Slap; e Assucena no Sesc Santo Amaro (também cantando Gal). Sábado 1º de julho chama Ava Rocha em jornada dupla no Sesc Ipiranga (também no domingo 2) e tambéééém com Gal Costa como tema, aqui interpretando o álbum “Índia”. Karol Conká também se apodera do fim de semana de um Sesc, o Vila Mariana, se apresentando no sábado 1º e no domingo 2. No domingão também vai ter a indie Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo no Sesc Belenzinho. A paulistana Bike, nosso destaque lááá em cima, toca no brasiliense Infinu no domingo 2.


***
FIQUE DE OLHO
The Cure no Primavera Sound São Paulo em 2 ou 3 de dezembro. A superbanda inglesa de Robert Smith, que arrasta admirações por gerações diferentes desde os anos 80, traz seus mandamentos pop (ou gótico ou rock ou indie ou emo) para São Paulo, causou confirmação a ter definido seu único show no Brasil, ainda neste ano. O Cure é, até agora, a única atração confirmada para a segunda edição da filial paulistana do enorme festival espanhol, que neste ano acontece no Autódromo de Interlagos.

***
* Na vinheta do Top 5 SHOWS, a psychobanda Bike, em foto de Bel Gandolfo.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]