Top 5 Shows – Um Boogarins ali no Circo. Um jazz ali nos Blues. E um saravá para Floripa

Show do Boogarins, de um álbum marcante como foi o de estreia deles e ainda mais no Circo Voador, no Rio. Não teve para ninguém. Mas ganham destaque também um jazz novo e maneiro, um festival de porte em Floripa, uma reunião de garotas musicas distintas e um Mateus fazeno rock. 2024, em seu início, está longe de estar ruim.

Este ano, a banda goiana Boogarins fará um giro internacional em comemoração da primeira década de seu disco de estréia, “As Plantas Que Curam”. Mas antes de viajar para os Estados Unidos o grupo passa pelo Circo Voador, no Rio de Janeiro. Giros internacionais são coisas constantes há muito tempo na vida do Boogarins. Showzinhos delícia em lugares mitológicos como o Circo Voador também. Mais um para a conta dos rapazes.

O baterista e compositor britânico Yussef Dayes trará seu jazz contemporâneo para as casas de show mais propícias, o Blue Note de São Paulo e do Rio de Janeiro. Serão seis sessões ao total, ao longo de três datas. Seu primeiro trabalho solo, “Black Classical Music”, saiu no ano passado com 19 faixas em que o artista britânico explora uma fusão entre jazz, funk e eletrônica. Vale muito ver.

Neste fim de semana acontece mais uma edição do festival Saravá, em Florianópolis. Com a lenda maranhense Alcione como atração principal, o line-up conta também com aqueles encontros que estão na moda, desta vez entre Gilsons & Rachel Reis e Jesus Lumma & Getúlio Abelha. O festival será um pré-Carnaval na “ilha da magia” e conta ainda com performances de Johnny Hooker e Letrux.

De volta a São Paulo após sua ótima apresentação no Primavera Sound SP, o cearense Mateus Fazeno Rock traz o show de seu disco “Jesus Ñ Voltará” para o Sesc Guarulhos. No álbum de 2023, Mateus oferece ao ouvinte uma visão de sua realidade em Fortaleza pela lente do rock com influências fortes da MPB tradicional e contemporânea. A sua performance ao vivo, com sua forte pegada visual, eleva ainda mais as canções sobre começos e fins de vida que partem das experiências do músico na periferia da capital cearense. 

Nesta semana as artistas Josyara, Juliana Linhares, Mahmundi, Maria Beraldo e Jadsa se reúnem novamente com o espetáculo “Sáficas”, celebrando a visibilidade lésbica. Com repertório misto de todas as artistas, o show traz a visão de cada cantora sobre o amor em suas realidades particulares, mas tão universais. Um show bonito, com algumas das maiores vozes da atualidade. 

***
E MAIS

Finalmente as coisas estão começando a voltar ao ritmo na cena de shows. Começamos nossa listona com Ivyson, que faz seu show acústico no Bona Casa de Música, na terça 16, que também é o dia em que Odair José faz a primeira de suas noites na Casa de Francisca. Seguimos para quarta 17, com Arrigo Barnabé que interpretará Erasmo e Roberto Carlos no Bona Casa de Música. Voltando a Casa de Francisca, Juliana Perdigão apresenta seu show “Muita Onda” no salão icônico no centro de SP na quinta 18, enquanto Paradise Guerrilla agita o Bar Alto na Vila Madalena, Deb and The Mentals e Marcelo Gross fazem dobradinha no Picles na Cardeal Arcoverde e Carlinhos Carneiro apresenta o show de 25 anos de Bidê ou Balde no Cine Joia, na Liberdade. Ainda na quinta 18, Vanessa Moreno toca no Sesc Carmo e Angela Ro Ro faz duas noites no Sesc 14 Bis. Nessa de duas noites, quinta 18 e sexta 19, Luedji Luna leva seu show do “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água (Delux)” para a Casa Natura Musical. Para a sexta 19, temos um Barromeo convida Black Alien no Citylights, Duda Brack faz show de “voz e solidão” no Bona Casa de Música, Cyro Sampaio toca solo no FFFront enquanto Douglas Germano & Kiko Dinucci se unem para show do lançamento do vinil do “Duo Moviola” no Sesc Guarulhos, e Sessa faz o primeiro show do ano no Sesc Belenzinho. Ao longo da sexta 19 e sábado 20 vai rolar o Festival Novíssimos Labs na Praça das Artes em Salvador. No sábado 20, vai acontecer o segundo encontro Under Sesh em São Paulo no Cine Joia com LEALL (RJ), Big Bllakk e Derxan (RJ) e a DJ Miya B, enquanto no Rio de Janeiro, Luccas Carlos agita o Circo Voador. A banda baiana Maglore faz uma dobradinha de fim de semana no Sesc Bom Retiro. E até o domingo 21 está animado! A banda Supercombo faz sessão dupla tocando seu disco “Rogério” na Casa Rockambole, enquanto o gaúcho Marcelo Gross se apresenta no Bar Alto. Ainda no domingo 21, Bia Ferreira faz show do álbum “Faminta”, com participação de Edgar, no Sesc Vila Mariana, Tassia Reis canta Alcione no Sesc Guarulhos, e as bandas Hezergovina e Bang Bang Babies agitam o Infinu, em Brasília. 

***
FIQUE DE OLHO

Os nossos amigos da Balaclava já deram indícios de que 2024 pode ser um belo ano de shows com o anúncio que fizeram, ainda no ano passado, da vinda do peculiaríssimo músico britânico King Krule para sua estréia no Brasil, com apresentação única em São Paulo no dia 2 de março. Com quatro discos lançados, o mais recente deles sendo “Space Heavy” de 2023, Archy Marshall se consolidou na cena indie com sua união das sonoridades do rock alternativo, pós-punk, jazz e hip hop. E vamos poder vê-lo ao vivo logo mais.

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a banda Boogarins.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]