Top 5 Shows – Lana no Rio, Florence também, Ritchie em São Paulo e muito mais. Que semana de shows é esta?

A semana tem Lana Del Rey no país, puxando o bonde do MITA Festival na edição carioca. O que ajuda a compor outra semana boa de eventos no país. Em São Paulo, aquela batelada de shows imperdíveis de sempre. Confira abaixo.

Ela está chegando. Lana Del Rey e companhia bela aporta no Rio nesta semana, para no sábado estrelar a parte carioca do MITA. Porééém, o sábado dela já está esgotado. Badbadnotgood com participação de Arthur Verocai é no mesmo dia. No domingo tem a Florence and the Machine e ainda a estreia das irmãs Haim no Brasil, no domingo. E um tal de… MARS VOLTA.

Karina Buhr leva seu show “Voz e Tambor” para a sala íntima do Blue Note nesta quarta-feira. Com repertório que mistura canções autorais e releituras de músicas  como “Sorri pra Bahia”, de Luiz Melodia, “Desterro”, de Reginaldo Rossi, e “Pureza de Menino”, de Marcelo Santana. Em sua estética sonora, a artista baiana, acompanhada por Regis Damasceno na guitarra, une elementos do coco, ijexá, ciranda, punk rock, reggae e baladas. É uma apresentação que traz as raízes do música brasileira com a pegada mais moderna de Karina Buhr. Imperdível.

Nesta semana, a banda Atalhos lança o vinil de seu disco “A Tentação do Fracasso” (2022), no Bar Alto, em São Paulo. Com referências de folk rock, neo-psicodelia e dream pop, o duo paulista retorna ao Brasil após longa turnê pelos Estados Unidos e Europa, onde passaram por festivais como o SXSW, em Austin, Texas. A abertura é do quarteto feminino Crime Caqui. Chegue cedo para ver a altamente recomendada banda de Sorocaba. Depois não diga que não avisamos.

Show no mínimo histórico do veterano cantor inglês Ritchie, praticamente um brasileiro. A apresentação rara será para celebrar os 40 anos de um dos discos mais importantes da música pop no país, o “Voo de Coração”, lançado em 1983. O álbum teve um caminhão de hits de rádio e programas de TV que marcou os anos 80 brasileiro, como “Menina Veneno”e “A Vida Tem Dessas Coisas”. Show de 40 anos do disco que disputou o topo das paradas com Roberto Carlos e Michael Jackson, pensa.

Apresentando o álbum “Alto da Maravilha” (2022), Russo Passapusso e Antônio Carlos & Jocafi fazem na Casa Natura Musical duas sessões e uma delas já está esgotada! O trabalho é fruto da admiração de longo tempo de Passapusso pelo trabalho de Antônio Carlos & Jocafi, as parcerias entre os baianos começou em 2019 com a participação da dupla no álbum “O futuro não demora”, do BaianaSystem. “Alto da Maravilha” é a maior referência atual do nosso afrofunk e afrobeat, pautado nas raízes ancestrais de Antônio Carlos & Jocafi unidas ao afrofuturismo de Russo Passapusso.

***
MAIS

Nesta quarta 24 o ótimo Bruno Berle faz show de voz e guitarra no Bona Casa de Música, em SP. Na quinta 25 a banda americana de fusion-jazz Snarky Puppy toca na Áudio Club, SP, e repete o rolê no sábado 27 no Circo Voador, no Rio. Também na quinta 25 e dobrando na sexta 26 a cantora Tulipa Ruiz faz shows do disco “Habilidades Extraordinárias” no Sesc Ipiranga. Ainda quinta 25, no Bar Alto, em SP, o digníssimo L’Homme Statue ocupa o clube do segundo andar com seu bombado show, em programação que também vai ter o ótimo DJ Zopelar. Na sexta 26 o Tagua Tagua lança em Belo Horizonte seu segundo disco, “Tanto”, com abertura dA Banda Mais Bonita da Cidade, no Autêntica. O músico Johnny Hooker se despede da turnê Estandarte no CCSP, em São Paulo no sábado 27. E no final de semana, sexta 26 e sábado 27 acontece no Autódromo de Interlagos, em SP, o enorme e eletrônico Só Track Boa Festival, o evento do Vintage Culture. Entre as dezenas de atrações, além do próprio dono do festival tocando nos dois dias, o Só Track Boa terá Cat Dealers, Dubdogz, From House to Disco, Bhaskar e Mochakk.

***
FIQUE DE OLHO
Foi anunciada nesta semana, com data marcada para 14 de novembro, a “The Mega-Monsters Tour 2023”, que vai reunir em São Paulo, no Espaço Unimed, as bandas Mastodon, americana, e Gojira, francesa, disparadas duas das bandas mais importantes e inovadoras do metal dos últimos anos. São nomes difíceis de rotular dentro do gênero: metal progressivo / alternativo / groove metal? Quem viver verá. Os ingressos já estão à venda aqui.

***

* Na vinheta do Top 5 SHOWS, a cantora americana Lana Del Rey.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]