Top 5 Shows – Festival Turá domina a semana, que ainda tem Jadsa, Quartabê, Papisa e Jup como bons destaques

O festival que abriu o Parque Ibirapuera para shows acontece no fim de semana misturando, claro, Chitãozinho e Xororó com Fresno, Alcione com Nação Zumbi entre outras turices. O Turá SP tem ainda palco indie, veja você.

Chegou a hora de misturar os rolês aqui em São Paulo. Neste fim de semana acontece a 3ª edição do Festival Turá, que agora virou nacional (tem em Porto Alegre, terá em Recife). No daqui, acontece em dois dias de shows no Parque Ibirapuera com um line-up recheado de artistas que contemplam a pluralidade de sonoridades brasileiras. Temos os novatos cariocas Os Garotins, o sucesso da CENA Mãeana canta JG, 30 anos de “Da Lama ao Caos” da Nação Zumbi, o incensado Djavan, a volta da Banda Uó e por aí vai. Ainda mais no parque mais cool do Brasil, programinha delícia.

Em preparação para o lançamento de seu segundo disco, “Big Buraco”, a baiana Jadsa se une a seu produtor Antônio Neves para uma apresentação especial no Sesc Pinheiros, nesta quarta 26. Com referências de samba, rock, blues e R&B, as músicas do novo trabalho da incrível artista soteropolitana serão apresentadas em trio, com participação de Felipe Galli, que ficará responsável pelas manipulações de voz. Jadsa é dona dos vocais e da guitarra, enquanto Neves ficará entre seu trombone, bateria, guitarra e baixo. Showzão!

Falando em lançamento de segundo álbum, a cantora e compositora paulistana Papisa está levando seu novo trabalho em turnê por aí e nesta semana se apresenta no Infinu, em Brasília. Lançado em abril deste ano, o bem bom “Amor Delírio” explora os temas de amor romântico e as relações da cantora e multiinstrumentista. A abertura fica por conta do duo YPU e o show ainda é gratuito.

Para comemorar os 10 anos da banda paulistana Quartabê, o quarteto formado por Joana Queiroz, Maria Beraldo, Mariá Portugal e Chicão lançou o EP “Repescagem”, com releituras de repertório de Dorival Caymmi. E, nesta sexta 28, essa galera se reúne no Sesc Vila Mariana para fazer o show de lançamento deste novo trabalho com participações de Ná Ozetti e Ana Karina Sebastião. É uma bela oportunidade de ver uma piração musical ao vivo.

Fechando o Top 5, temos mais um show de lançamento. Nesta sexta 28, a enorme cantora Jup do Bairro assume o palco da Casa Natura Musical para fazer o show de estreia de seu disco “IN.CORPO.RAÇÃO”, EP de cinco músicas lançado no começo do mês. Com participações especiais de MU540 e Urias, a noite contará com música do novo trabalho de Jup do Bairro assim como de seu álbum, o incrível “Corpo Sem Juízo”. Um verdadeiro encontro de algumas das maiores referências de funk, rap e eletrônica da CENA.

***
E MAIS

Vamos de listona? Começamos nossa semana no Pulso Hotel, onde Maurício Pereira e Tonho Penhasco apresentam seu “Micro” nesta terça 25. Seguimos para quarta 26, quando Josyara leva seu “Mandinga Multiplicação” no CCSP, enquanto os jovens d’Os Fonsecas dividem a noite com a Tangolo Mangos n’A Porta Maldita. E no Bar Alto, a banda Rancore faz uma “despedida íntima” para seus fãs. A quinta 27 está animada: temos Pedro Indio Negro com abertura de Christine Valença no Bar Alto, Samuca e a Selva na Casa de Francisca, mais uma noite Inferninho Trabalho Sujo no Picles com o duo Dino e Desi e a banda  Cianoceronte. Para fechar a quinta 27, tem uma dupla de novidades na CENA, Luiza Villa e Florextra no Cardeal Pub, enquanto a baiana Assucena se apresenta no BNDES  Cultural, no Rio. Rola ainda o show de lançamento do álbum “Caçada Noturna” de Tiganá Santana em sessão dupla, na quinta 27 e sexta 28, no Sesc Pompeia. Para começar o fim de semana, na sexta 28, a banda Silibrina se apresenta no Cine Joia, enquanto os mineiros da Lagum fazem um show esgotado no Espaço Unimed. Rola ainda o evento Eleganza do Orgulho com Kaya Conky e um ótimo line-up na Autêntica, em BH. Tem ainda dupla de shows da Ego Kill Talent, na sexta 28 e sábado 29, no Sesc Av. Paulista. Para o sábado 29, Bem Gil se apresenta no Bona Casa de Música, com participação de sua companheira Mãeana. No Teatro Ágora, o vocalista da Tangolo Mangos, Felipe Vaqueiro, faz performance ao vivo em versão solo. Na Casa de Francisca o grupo Abacaxepa se apresenta com participação de Ava Rocha, e o Cine Joia recebe o Marã Hip Hop com Nill, Dow Raiz e Lu Kaz. Ainda no sábado 20, o artista Siba se apresenta no Sesc Santo Amaro e o pernambucano Otto leva o show de 15 anos de “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, com abertura da cantora Lavínia, para o Autêntica, em BH. Para fechar a semana e o mês, temos o show de despedida da banda Ceano, com abertura do quinteto Clarea, no Bar Alto, neste domingo 30.

***
FIQUE DE OLHO

Ultimamente só está dando ele nos pôsteres dos principais festivais do Brasil. Inclusive acabou de fazer uma superapresentação ao lado de Letrux no Festival Sensacional em BH. Então vale destacarmos aqui a rara oportunidade de ver FBC no Cine Joia. O rapper mineiro leva o show de comemoração de seus 20 anos de carreira, com repertório cheio de hits de sua discografia, como “Delírios” e “Se Eu Não Te Cantar”. Esse show mais intimista acontece na quinta, 25 de julho, e os ingressos já estão disponíveis e sendo rapidamente consumidos. Fica o toque.

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a graaaande banda pernambucana Nação Zumbi, destaque da programação do festival Turá, de São Paulo.
** Este ranking é pensado e editado por Carolina Andreosi Lúcio Ribeiro.

NOVO Circuito – horizontal fixo interna