Top 5 Shows – Depois de uma semana absurda de festivais pelo Brasil, SP concentra uma absurda sequência de shows “pequenos”: Caetano transando, Ana Frango pós-Europa, o genial Thus Love com Ludovic…

Depois da semana geograficamente mais diversificada que tivemos, a passada dos festivais, todos os shows incríveis desta semana nos leva a São Paulo. Sem nenhum festival, só apresentações em casas, das maiores às incrivelmente menores. Nossa CENA é assim. Tem tanto show bom que fomos incapazes de rankeá-los. Tudo bem, né?

Finalmente chegou a vez de São Paulo. Neste fim de semana, Caetano Veloso traz o icônico show de celebração dos 50 anos de seu disco “Transa” para o Espaço Unimed. Depois da turbulenta e molhada apresentação no festival Doce Maravilha, uma casa de shows fechada é o lugar ideal para Caetano e seus colegas se apresentarem. Daqueles shows marcantes do ano, promete.

Falando em “marcante”, no fim da semana, Ana Frango Elétrico faz os primeiros shows de lançamento de seu ótimo terceiro disco, “Me Chama De Gato Que Eu Sou Sua”, em solo brasileiro. Conferimos um dos shows da turnê europeia da artista carioca e basta dizer que a apresentação ao vivo de Ana para este disco percorre vários caminhos da CENA brasileira de ontem, de hoje e, por que não?, de amanhã. Como ela consegue?…

Atenção, atenção. Última oportunidade para ver o espetacular show da banda nova americana Thus Love no Brasil, deste tamanho. É HOJE e é o último sideshow do Balaclava Fest. Talvez o melhor de todos. Eles fazem a abertura da “nossa” Ludovic, clássica banda da CENA indie paulistana, em sua primeira reunião em seis anos. IM-PER-DÍ-VEL esta noite.

Ainda na onda do Balaclava Fest deste ano, a artista curitibana-americana Samira Winter leva seu projeto Winter para a aconchegante salinha da Porta. Em seu mais recente trabalho, “What Kind of Blue Are You?”, Winter explora o dream pop e super hypado shoegaze. Vale a pena chegar cedo e conferir a abertura que fica por conta da cantora Manuela Julian. A artista paulista está explorando sua carreira solo para além dos seus projetos com as bandas Pelados e Fernê, na companhia do guitarrista e produtor Thales Castanheira. 

Não são só as bandas gringas que você tem que acompanhar no começo da sua ascensão, hein? Nesta quarta 22 terá um duo de shows de bandas em ascensão na CENA muito especial no Bar Alto. Já falamos d’Os Fonsecas lá no Instagram em nossa vasta cobertura ao vivo (inclusive, @poploadmusic se você não nos segue ainda) e a jovem banda de, digamos, rock alternativo faz uma sonzeira que merece atenção. A outra banda da noite vem de Juiz de Fora, com seu nome longo, André Medeiros Lanches chama atenção com sua pegada indie pop permeada por sintetizadores e o contraste entre as vozes dos vocalistas André Medeiros e Amelia do Carmo. Um bônus? Você pode aproveitar tudo isso com entrada de graça. 

***
E MAIS

Segunda de feriado significa uma segunda 20 bem agitada. Começamos no Cine Joia, com show do americano-koreano Eric Nam, e vamos para o Sesc 24 de Maio, onde Bia Ferreira faz a apresentação de seu disco “Faminta”, com participação de Bixarte. Seguimos para os Sescs, com a dupla Yoùn no Belenzinho, Negra Li no Pompéia e a Deusa Negra do Samba Rock, Geovana, no Avenida Paulista. Finalizamos o feriado no Rio, com a francesa Laurie Briard acompanhada pela banda Varanda na Audio Rebel. Seguimos para a quarta 22, com Jotapê no Bona Casa de Música. Ou talvez você prefira conferir no Cine Joia o primeiro show do duo suíço latino Hermano Gutierrez no Brasil, com abertura de Renato Teixeira. Ainda na quarta 22, Os Garotins tocam no Agulha, em Porto Alegre. Na quinta 23, Maria Luiza Jobim mostra seu álbum “Azul” ao vivo no Blue Note, em São Paulo, o ícone baiano Tom Zé faz das suas performances clássicas no Sesc Pompéia e a banda Fino Coletivo está de volta com o show “Carnaval dos Espíritos”, com participação do Trio Mocotó, na Casa Natura Musical. Para sexta 24, as opções estão interessantíssimas. Em São Paulo, tem Comes e Bebes, a banda, no Bona Casa de Música, o jamaicano Burning Spear na Áudio, Fernanda Takai faz duas sessões do show “Será Que Você Vai Acreditar?” no Blue Note, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana no Sesc Santo Amaro, e a Assucena cantando Gal no Itaú Cultural. No Rio de Janeiro, Samuca e a Selva fazem o show “Ditados Populares Dançantes” no Sesc Madureira e a banda Ira comemora 35 anos de “Psicoacústica” no Circo Voador. Em Belo Horizonte, Luedji Luna se apresenta na Autêntica, enquanto em Porto Alegre, a cantora Clara Valverde aparece pela primeira vez na cidade, no Agulha. Este fim de semana rola também um dos últimos festivais do ano, o Festival BR 135 em São Luís no Maranhão. E também acontece uma residência de Boogarins no Rio. A banda de Goiânia se apresenta do sábado 25 à segunda 27 na Ladeira das Artes. No sábado 25, Marcos Valle comemora seus 80 anos na Casa Natura Musical, a festa Desculpa Qualquer Coisa convida Deize Tigrona no Cineclube Cortina e o rapper Fleezus se apresenta no Sesc Pompéia, com participações especiais de Marina Sena e Febem. No Rio, ainda no sábado 25, o Fino Coletivo faz seu show do “Carnaval dos Espirítos” no Circo Voador. Ufa, que semana agitada e ainda tem domingo 26: carioca Zé Ibarra se apresenta no Agulha em Porto Alegre, Vanessa Moreno canta Elis no Itaú Cultural, em São Paulo, e fechamos com o último show da residência de Evan Dando no Bar Alto. Este de graça!

***
FIQUE DE OLHO

Faltam duas semanas para o Primavera Sound São Paulo e, além dos dois dias de festival, e além também da programação do Primavera na Cidade, vai acontecer um show íntimo dos headliners The Killers no Tokyo Marine Hall na sexta, 30 de novembro. E os horários dos shows todos do festival já estão disponíveis no insta.


***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a cantora carioca Ana Frango Elétrico.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

In-Edit 2024 – anúncio horizontal interna
SPCF Café e Música – anúncio horizontal fixo interna