Top 5 Shows – A CENA de ontem e de hoje no Museu do Amanhã. A festa da Urias em SP. E a bagunça da Ashnikko no Brasil

Eventos grandes, pequenos, gringos e brazucas, abastecem nossos palcos nesta semana bem movimentada. Os destaques, como sempre, estão aí embaixo. Mas é sempre bom dar uma olhada na nossa listona, porque tem sempre uns tesouros escondidos nela.

Em sua segunda edição, o festival Vozes do Amanhã retorna para o palco à beira do espelho d’água do lindo Museu do Amanhã. Ao longo de dois dias, o festival carioca receberá BK com o seu show inédito “Cordas e Ruínas”, FBC com a banda Black Rio, os Novos Baianos apresentando “Sempre Novos e Baianos”, o encontro entre Marina Lima e Ana Frango Elétrico e muito mais. Entre os shows, vão rolar bons DJ sets de Ubuntu, Carlos do Complexo e outros DJs da CENA. Programaço para os olhos e ouvidos. 

A cantora mineira Urias fecha sua “Her Mind” tour nesta sexta 11 na Audio, em São Paulo, com um especial show de encerramento. Para abrir a noite, Pabllo Vittar fará um set de DJ, relembrando os dias em que Urias fazia as aberturas de seus shows. Ainda para celebrar o fim do giro ao vivo com seu segundo álbum, Urias também receberá as participações de Eboni, Jup do Bairro e Hodari. Evento!!!

Já falamos por aqui, imagina se a Taylor Swift fizesse um som mais puxado ao trap com influências de emo, música gótica e vocais de vez em quando guturais bem heavy metal. Um tiquinho de k-pop e um hit do TikTok. Essa é a maluquinha rapper americana Ashnikko, que traz seu cabelo azul e seu mais recente disco, “Weekiller” (2023), para sacudir nossa semana de shows. 

A dupla formada por Jadsa e João Meirelles fará show de lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, “Vera Cruz Island”, lançado em maio deste ano, no teatro do Sesc Vila Mariana nesta quinta 10. Com 12 faixas que aprofundam os estudos de música eletrônica do duo em cima de bases da música brasileira, os artistas baianos receberão a participação da artista paulista Iara Rennó.

Marcando o retorno do projeto “Prata da Casa”, a cantora Anná fará show de seu disco, “Brasileira”, que homenageia os últimos 100 anos de produção musical no país. Com início em 1999, o “Prata da Casa” do Sesc Pompeia tem como objetivo promover um encontro entre a tradição da música brasileira e os novos artistas da CENA, e retorna nesta semana para uma temporada ao longo de 2024 e 2025 com shows gratuitos na Comedoria do Sesc Pompeia, sempre às quintas.

***
E MAIS

Um novo mês e uma nova residência às segundas no Centro da Terra, para começar a semana. Agora em outubro, o teatro recebe o cantor paulistano Pélico e seu primeiro show da temporada nesta segunda 7. Seguimos para terça 8 quando a carioca Dora Morelenbaum faz show intimista no chiquérrimo Pulso Hotel. Na quinta 10, o Infinu, em Brasília, recebe o cantor Marcelo Janeci, enquanto o mestre Jards Macalé faz a primeira de duas noites na Casa de Francisca, em São Paulo. Para sexta 11 temos opções boas para todos os estilos, com o sempre fervoroso Brime na Casa Natura Musical, Roberta Sá no Cine Joia, Dexter no Sesc Ipiranga, Bebé apresentando seu “Salve-se” no Sesc Belenzinho e Douglas Germano toca seu novo disco, “Branco”, na primeira de suas noites no Bona Casa de Música. No Rio, ainda na sexta 11, Vitor Milagres leva sua “Vontade de Beleza” para a Ladeira das Artes, Beto Guedes celebra 50 anos de carreira no Circo Voador, Chico Brown apresenta sua “Máquina do Tempo” no Clube Manouche e rola ainda uma dobradinha gringa de The Mission e Christian Death no Vivo Rio. Para fechar a sexta 11, tem Duquesa na Autêntica e Living Colour na Mister Rock, em Belo Horizonte, e as novidades da cena local, Varanda e Legrand, no Beco, em Juiz de Fora. No sábado 12, o Picles recebe shows das bandas Pelados e Bufo Borealis, Marina Nemésio se apresenta no Teatro Ágora, os mineiros da Lamparina vêm tocar na Casa Natura Musical, Nando Reis leva sua “Estrela Misteriosa” para o Espaço Unimed, Miranda Kassim apresenta o show “Nas Curvas da Estrada de Erasmo”, com participação de André Frateschi, no Sesc Pompeia, o Bar Alto recebe as bandas Fragoria e Naimaculada, e os caras da veterana Living Colour tocam no Tokio Marine Hall. No Rio, ainda no sábado 12, as bandas Bella, Olmo da Bruxa e Chococorn and the Sugarcanes se apresentam na Audio Rebel. Tem também aqueles shows e festivais que rolam ao longo da semana: começamos com a banda paulistana Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo, no sábado 12 e domingo 12, no Sesc Ipiranga. Rola ainda mais uma edição do gigantesco e eletrônico Tomorrowland Brasil no Parque Maeda, em Itu, de sexta 11 a domingo 13, com Bonobo, Vintage Culture, Steve Aoki e muuuuitos outros. No Rio, Marina Sena leva seu “Vício Inerente” para o Circo Voador no sábado 12 e domingo 13. E de quinta 10 a domingo 13, a Marina da Glória recebe o Rio Jazz Fest, que terá, entre outros, Marcelo D2 convidando Marcos Valle, Alceu Valença sozinho e Pepeu Gomes com Sandra Sá. Para fechar mais uma semana, no domingo 13, a banda gaúcha Bella e o Olmo da Bruxa tocam no Bar Alto, vai rolar The Mission e Christian Death no Carioca Club e, em Brasília, Ale Sater se apresenta no Infinu, enquanto a banda Living Colour toca no Toinha Brasil, no Guará, coladinho à capital do Brasil.

***
FIQUE DE OLHO

Falta oficialmente menos de um mês para o Popload Gig com a banda escocesa Travis! Depois de 11 anos sem vir para cá, o único show do grupo britânico no Brasil, com a turnê de seu recém-lançado “Raze The Bar”, fora seu tradicional caminhão de hits, será na Audio, em São Paulo. O show acontece no dia 5 de novembro, e os ingressos, na última vez que vimos, estavam quase acabando!

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, na home da Popload, a cantora Urias, que se apresenta em São Paulo. Na imagem do topo deste post, o rapper BK, atração em festival do Rio..
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]