Popnotas – Sleaford Mods endoidando a Holanda. Lana Del Rey abalando Paris. E a Incubadora de Recife incubando a nova cena

– Mesmo daqui do Brasil estamos vendo que foi coisa linda esse Lowlands Festival, o tradicionalíssimo festival indie que acontece pertinho de Amsterdã, na Holanda, realizado em sua edição 2024 no final de semana passado. Estamos vendo, no caso, porque o nosso querido canal multimídia 3VOOR12, que chamamos de BBC indie holandesa, está botando no Youtube vários de seus shows lindos. Ou parte deles. Tipo esses preciosos 15 minutos em quatro músicas da absurdamente doida dupla inglesa Sleaford Mods, spoken-word-pun-eletrônica, em performance no festival. Sleaford Mods, aliáááás, que vem nos visitar em breve, no dia 2 de novembro.

CENA – Eterno cenário inesgotável de novos talentos e movimentações, a cidade de Recife vai parir agora uma coletânea online de nomes iniciantes, lançada agora dia 19 no Bandcamp. O projeto chama Incubadora Musical do Recife e apresenta cinco bandas/artistas que representam a rica diversidade sonora pernambucana e foram selecionadas através de inscrição, mentoradas e capacitadas através de uma imersão de estúdio para chegarem nesse precioso registro que levou mais de um ano de processo. Maya, Zendo, Siba Puri, Jogba e o Maracatu Nação Erê representam o grande elenco desse pequeno álbum. O primeiro do que promete ser uma série. A coisa ganha peso ao dizer que quem está por trás da produção musical da Incubadora do Recife é, claro, Benke Ferraz (Boogarins e atual recifense), em parceria com o Estúdio Móbile.

– O maior furor em Paris desde que os Jogos Olímpicos acabaram aconteceu ontem no festival Rock en Seine, realizado num parque lindo, queijos e vinhos na “área de gastronomia”, à beira do famooooooso rio Sena. O festivalzão francês de cinco dias começou ontem com UMA atração no line-up: ela, Lana Del Rey. Mesmo solitária no line-up de quarta-feira, foi o único dia do Rock en Seine que esgotou suas 40 mil entradas. Gritaria, tumulto, flores na cabeça foi a resposta dos fãs franceses ao carisma melancólico na cantora americana. Ela, no fim, dedicou o show “à cidade mais romântica do mundo”. Lana e Paris, tudo a ver. Temos, abaixo, Lana cantando o maravilhoso hit “Born to Die” e o show interinho em áudio, captado de uma transmissão de rádio. Ou radiô, como queira.

***
* A foto de Lana Del Rey usada na home da Popload, para chamar este post, é de Olivier Hoffschir e saiu na revista francesa incrível “Les Inrockuptibles”.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]