Nestes tempos complicados, perdemos nesta semana o grande produtor e músico Steve Albini, morto aos 61 anos depois de um fulminante ataque cardíaco em sua casa, em Chicago.
Bandas, artistas e instituições musicais de qualquer tipo, principalmente as voltadas à música independente, como a Popload aqui, ficaram bastante consternados com o passamento do muito reverenciado Albini, espécie de incansável advogado da causa underground dos anos 90 para cá.
Bastante homenageado, reverenciado nestes últimos dias, o produtor ganhou uma música do Foo Fighters na última quinta-feira, quando a banda de Dave Grohl se apresentou na Carolina do Norte. Lembrando, foi Albini que produziu o fantástico “In Utero”, terceiro e último disco do Nirvana, de Grohl.
No show quinta, ao introduzir os acordes de “My Hero”, um dos muitos grandes hits do FF, Dave Grohl disse algo como:
“Esta noite, gostaria de dedicar esta canção a um amigo que perdemos outro dia, que conhecia havia muito, muito tempo. E ele nos deixou muito cedo. Ele tocou a vida de todos vocês, tenho certeza. Estou falando do Steve Albini. Aqueles que sabem sobre Albini, vocês sabem. Para aqueles que não o conhecia, apenas guarde este nome: Steve Albini. Então vamos cantar esta aqui para ele.”
E veio ” My Hero”.
***
* A imagem de Dave Grohl em ação no show do Foo Fighters na Carolina do Norte, usada na chamada da home da Popload para est post, é de Jeff Hahne, do jornal de cultura independente “Nerve”, da cidade de Charlotte.