Melhor sexta do ano? Pharrell Williams solta disco novo de surpresa. Vampire Weekend, The Libertines e Black Keys também lançam projetos inéditos

Melhor sexta do ano? Pharrell Williams solta disco novo de surpresa. Vampire Weekend, The Libertines e Black Keys também lançam projetos inéditos Foto: divulgação

Tudo bem que já estamos acostumados com as sextas-feiras de lançamentos de discos mundo afora. Mas, dificilmente, teremos outras sextas tão legais quanto a deste 5 de abril, que além de tudo marca os 30 anos da morte do eterno Kurt Cobain. Pensa…

O dia de hoje foi tão incrível que vamos começar pelo fim. O rapper, produtor e fuçador de sonoridade Pharrell Williams, um dos sujeitos que mais conseguem ser híbridos quando o assunto é gênero musical, soltou de surpresa um disco com 10 músicas novinhas, de surpresa e à moda antiga. Além de não avisar ninguém, Pharrell botou seu novo projeto em um site específico, disponível para ouvir na íntegra e, melhor, baixar de graça.

Intitulado “Black Yacht Rock, Vol. 1: City of Limitless Access”, o projeto marca o aniversário de 51 anos do astro norte-americano. Ainda não há informações complementares se tem mais gente envolvida no rolê, já que na label “artista” nem aparece o nome do Pharrell, mas sim, em tese, um novo grupo chamado Virginia.

Para ouvir e baixar de graça, basta clicar na capa vintage e minimalista abaixo.

Voltando à programação normal da sexta-feira, 5 de abril de 2024, quem também soltou um novo álbum de inéditas foi a queridona Vampire Weekend. A banda liderada pelo genial Ezra Koenig soltou “Only God Was Above Us”, quinto disco dos nova-iorquinos, o primeiro desde o multipremiado “Father of the Bride”, lançado em 2019. Puxado por ótimos singles como “Capricorn” e “Gen-X Cops”, o projeto tem 10 canções inéditas que foram escritas por Ezra entre 2019 e 2020 e gravadas mundo afora, nas cidades de Nova York, Los Angeles, Londres e Tóquio. Ele também assina a produção ao lado de Ariel Rechtshaid.

Quem ainda dá bola para o Libertines em pleno 2024? A Popload. Tudo bem que a resposta britânica aos Strokes do início deste século está longe de seu auge e que Carl e Doherty – dupla do rock mais intensa desde os irmãos Gallagher (não?) – envelheceram. Ainda assim, o simples fato do Libertines existir após duas décadas já é digno de nota.

Os britânicos lançaram hoje “All Quiet on the Eastern Esplanade”, quarto deles na carreira, o primeiro em nove anos. Com bons singles como “Run, Run, Run” e “Night of the Hunter, o disco dura menos de 40 minutos e tem 11 músicas. Rápido, como sempre.

Para finalizar a sexta-feira gloriosa de lançamentos de discos, destaque para “Ohio Players”, nova aposta sonora do duo The Black Keys, que chega turbinado com participações especiais de Beck e Noel Gallagher, que assinou e participou de três músicas no projeto.

Dan Auerbach contou que as participações especiais abrilhantaram o projeto, um dos que eles mais curtiram de fazer na carreira. “Nunca trabalhamos tão duro para fazer um disco. Nunca levamos tanto tempo para gravá-lo. Mas foi tudo no nosso tempo e foi a coisa certa a se fazer”, destacou o cantor, que não escondeu a admiração dele e seu parceiro Patrick Carney pelo ex-líder do Oasis.

“Somos muito abençoados por poder fazer esse tipo de coisa. É como se esta fosse a verdadeira recompensa por todo o trabalho que fizemos todos esses anos, poder ligar para pessoas assim e fazer com que isso aconteça. Foi uma experiência realmente incrível ver Noel percorrer os acordes. Nós, pacientemente, nos sentávamos e o deixávamos fazer o que ele queria. Foi incrível ver o processo de trabalho dele em tempo real”, completou.

Noel participa nas guitarras, backing e composições de “On The Game” (o novo single), “Only Love Matters” e “You’ll Pay”.

MDE 1 – horizontal miolo página
TERRENO ESTRANHO: black month [horizontal interna fixo]